Com o verão chegam as altas temperaturas e a necessidade de ter mais cuidados com os cães, afinal, eles sentem muito calor e correm risco de sofrer com a hipertermia . Mesmo assim, a época ainda é ideal para praticar atividades ao ar livre com o seu cachorrinho de estimação. Passeios no parque, na rua, no quintal é sempre uma boa pedida para garantir o bem dele. 

O verão é uma ótima época para passear com cachorro ao ar livre
shutterstock
O verão é uma ótima época para passear com cachorro ao ar livre

Se tudo for bem planejado e praticado da maneira correta, só haverá diversão. Pensando nisso, o zootecnista e especialista em comportamento animal, Renato Zanetti listou algumas dicas para que possa se divertir muito com o seu bichinho no verão . Confira:

  • Preocupação com o sol

A principal e que a maior parte das pessoas já sabem é não sair de casa em horários de sol forte (entre 10h e 16h) quando, tanto o ambiente quanto o chão, estão muito quentes. Nestes horários, o risco de o cão queimar as patas (coxim) ao andar no asfalto ou calçada (mesmo para curtos passeios) é bem grande. Sem contar que o animal é atingido tanto pelo raio de sol que incide sobre ele, como o que reflete no chão.

Vale lembrar que cães com focinho curto sofrem ainda mais com os dias quentes, já que possui uma troca de ar para regular a temperatura prejudicada pela anatomia. Passeie apenas nos horários mais frescos.

Garantir água fresca em abundância, tanto durante os passeios, quanto em casa é essencial. 

  • Mar e piscina

É importante ter muito cuidado com as primeiras vezes do cão em contato com o mar, pois ele pode se sentir desconfortável com a novidade (como barulho, movimentação das ondas, espuma da água, muitas pessoas por perto). Nunca force o animal a nadar por longas distâncias se ele não estiver acostumado. Atividade física num novo ambiente precisa ser prazerosa e, não, um suplício.

Na piscina, garanta que ele consiga sair da água para evitar problemas. Certifique-se de há escada ou rampa de fácil e livre acesso. Mesmo assim, um adulto deve estar sempre por perto.

O acúmulo de sal do mar ou cloro da piscina pode ser irritante à pele do seu cão. Assim, o excesso deve ser removido com água doce. Seque o animal após atividades aquáticas para evitar fungos e outras dermatites.

  • Areia de praia, grama e terra

Escove diariamente o pelo do seu cão quando ele tiver contato com areia e terra. O acúmulo de areia da praia ou terra do campo na pele pode ser irritante e seu excesso precisa ser removido.

  • Pelos e pele

Atividades ao ar livre expõem o cão ao vento, água do mar, piscina, areia, grama, etc. Desta forma, é importante ter atenção especial para minimizar os efeitos do acúmulo de sujeira. Assim, dê banhos regulares e realize escovação diária.

Pelos longos merecem cuidados maiores, pois o risco de embaraçar é maior se comparado com os pelos curtos. Mas ambos os casos merecem atenção redobrada após atividades ao ar livre.

Sempre proteja seu animal com protetor solar em áreas claras ou sem pigmentação. O risco de câncer de pele é iminente.

Leia mais: Queda de pelo e muita coceira? Saiba como tratar a dermatite canina


  • Doenças típicas do verão

A atenção deve ser especial à prevenção contra pulgas e carrapatos, pois áreas ao ar livre podem receber outros cães e outras espécies (como cavalos ou animais nativos, por exemplo) aumentando-se o risco de infestação.

Observe casos de diarreia e vômitos (provenientes de viroses, ou por ingestão de água do mar ou da piscina, com cloro). Ambos devem ser tratados pelo médico veterinário.

  • Viagem de carro

Em qualquer estação, mas pior ainda no verão, não deixe seu cão dentro do carro com os vidros fechados e sem ventilação. Aquela rápida "corridinha" até o mercado pode ser fatal. O cão fica sem oxigênio, o ambiente externo produz calor e a consequência, caso a situação fique crítica dentro do carro, é fatal.

Leia também: Como ter uma viagem de carro com cachorro tranquila

Em viagens longas, vale realizar paradas periódicas para seu amigo esticar as pernas, hidratar-se e fazer suas necessidades.

  • Apoio veterinário

Antes de pegar a estrada com seu cão, leve-o para uma consulta com seu médico veterinário de confiança.

Algumas regiões do país exigem que o animal esteja protegido contra certas doenças. Aproveite esta consulta veterinária, atualize a carteirinha de vacinação do seu amigo e viaje com segurança neste verão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!