Não é novidade que a partir do momento em que um animal de estimação chega em nossas casas eles se tornam parte da família . A companhia do bichinho se torna essencial, a rotina muda e chegar em casa depois de um dia de trabalho passa a ser mais especial com a recepção calorosa do cãozinho. Mas se aconteceu algo de errado e, por algum motivo, o pet desapareceu, fica um vazio e a rotina do dono passa a ser procurar o cachorro perdido.
Na hora do desespero a procura do cachorro perdido pode não ser feita de uma forma eficaz e, como o tempo é um fator muito importante nesses casos, é preciso se manter calma e seguir alguns passos. Confira as atitudes que podem ser tomadas e aumente as chances de encontrar o seu animalzinho.
Logo após o desaparecimento do cachorro perdido
No momento em que você perceber que o animalzinho desapareceu, tente se lembrar quanto tempo já passou desde a última vez que o viu e em qual local ele estava. Calcule então a distância que ele pode ter percorrido e monte um trajeto pelas redondezas para procurá-lo. Se houver mais de uma pessoa para ajudar na busca do cachorro perdido , monte um trajeto para cada uma para aumentar suas chances. Saia de casa de carro ou a pé chamando pelo nome dele por todo o percurso. Se tiver alguma foto fácil, leve com você e mostre para as pessoas que encontrar no caminho, pedindo alguma informação.
No dia seguinte
Se a primeira busca do cachorro perdido não tiver surtido efeito, é hora de tomar outras atitudes. Faça cartazes e pequenos panfletos com a foto do cachorro, nome, características e os contatos do dono, imprima e distribua pela vizinhança. Porteiros de prédios, vizinhos, carteiros, motoristas de ônibus, lixeiros e pessoas que andam constantemente pelo bairro podem ser peças importantes na busca, entregue panfletos para essas pessoas. Além disso, cole cartazes em postes, supermercados, igrejas, pet shops e farmácias da região.
Mas nunca desista de procurar, percorrer pelas ruas da redondeza ainda é uma tarefa muito importante. A maior parte dos bairros ficam mais calmos no período da noite, essa pode ser uma boa hora para a busca do cachorro perdido. Esteja sempre atento, o animal pode retornar para a casa e ir embora novamente caso não encontre uma forma de entrar.
Algum tempo depois do desaparecimento
Mantenha sempre contato com canis e pet shops que o seu animal possa ter sido levado se encontrado. Caso acredite na possibilidade de ele ter sido roubado ou raptado, vá até a polícia e registre um boletim de ocorrência.
A internet também pode te ajudar nessa missão. As redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat podem ser meios de espalhar o anúncio que produziu. Acesse constantemente sites de adoção de animais, a maioria deles são cachorros resgatados da rua. Existem também sites específicos para cachorro perdido. Mantenha-se conectado e boa sorte na busca. Hoje em dia há o recurso da aplicação de um chip em cães para localiza-los, pode ser uma boa forma de prevenção.