A taurina reforça o sistema imunológico dos animais de estimação
shutterstock
A taurina reforça o sistema imunológico dos animais de estimação

A taurina é um aminoácido essencial para a saúde de cães e gatos, ela auxilia diretamente no fortalecimento do coração e dá suporte ao fluxo sanguíneo saudável, além de ter efeito antioxidante nas membranas celulares e até mesmo atrasar o envelhecimento dos pets.

Para os bichanos é um nutriente ainda mais necessário, como explica a médica veterinária Mayara Baller, os gatos, ao contrário dos cães, não têm a capacidade de sintetizar a taurina a partir da cistina e metionina de forma suficiente para a demanda metabólica. Por isso é muito importante adicioná-la aos alimentos oferecidos aos felinos.

Onde encontrar a taurina

Na natureza, a taurina está presente apenas em alimentos de origem animal, como carne e aves, especialmente em vísceras, como fígado, coração e rim, frutos do mar e ovos.  No entanto, é difícil obter a quantidade diária recomendada apenas com a dieta.

Por se tratar de um nutriente tão essencial, principalmente para os gatos, a suplementação desse aminoácido é encontrada de forma sintética no mercado, sendo bastante utilizada pela indústria na fabricação de rações.

Um risco à saúde dos pets

Embora a “humanização” dos pets seja um reflexo do afeto cada vez maior que as pessoas sentem pelos animais de estimação, isso também pode apresentar certos riscos ao animal.

“Temos observado que a humanização de pets leva tutores a proporcionar experiências alimentares diversas para os seus animais. Essas dietas geralmente são produzidas pelos tutores em casa, sendo caseiras ou mix feeding - alimento caseiro com a ração - e dificilmente acompanhadas por um profissional (médico veterinário ou zootecnista)”, aponta Mayara.

A veterinária alerta que é nesse aparente cuidado que mora o grande perigo: “Será que essas dietas atendem às necessidades nutricionais de cada animal, em cada fase de vida? Sozinhas, na grande maioria das vezes, essas refeições não são suficientes, o que pode gerar deficiência de determinados nutrientes, como a taurina”.

A deficiência de taurina no organismo do animal de estimação pode causar uma série de problemas graves, entre os quais estão a disfunção imunológica, perda de audição, degeneração da retina central até a completa cegueira (nos felinos) e também Cardiomiopatia Dilatada (CMD), doença degenerativa do músculo cardíaco.

Dietas desbalanceadas

Já existem algumas opções de comidas veganas e vegetarianas para pets, mas é importante ter certeza de que elas oferecem todos os nutrientes necessários
Shuttersock
Já existem algumas opções de comidas veganas e vegetarianas para pets, mas é importante ter certeza de que elas oferecem todos os nutrientes necessários

As dietas desbalanceadas estão entre as principais causas para essa carência. Segunda explica Baller, é importante que o tutor, responsável pela alimentação do animal, ofereça refeições completas, além de providenciar suplementação adequada de acordo com as exigências nutricionais relacionadas com a idade e raça do pet. Conferir as embalagens dos produtos antes da compra também é algo fundamental –  por essa e outras razões, comprar a granel não é recomendado.

“Se o tutor acredita que usar uma dieta com proporções entre fontes de origem animal e vegetal, sem levar em consideração as necessidades nutricionais dos animais, ele está cometendo um grande erro. E este erro pode prejudicar a saúde do pet. Por isso, é importante sempre estar atento aos rótulos dos produtos oferecidos, certificando-se que ali estão os nutrientes necessários. Além de, claro, sempre consultar um profissional da área”, completa.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, iG Pet Saúde está com novos planos. Cães e gatos podem contar com consultas de rotina e de emergência, cirurgias, vacinas e muito mais.  Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para você e para o seu pet!

Acompanhe o Canal do Pet  e os maiores destaques do  Portal iG no Telegram!

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários