O iogurte é um alimento regularmente consumido pelos humanos, pois é muito nutritivo,  benéfico para a saúde e gostoso. Porém, muitos donos não imaginam que o cachorro também pode consumir esse alimento. Oferecer iogurte para cães faz bem ao organismo e é um ótimo complemento alimentar

Leia também: Aveia para cães: conheça os benefícios desse cereal na alimentação do pet

Além de conter todos os benefícios do leite, esse laticínio auxilia na digestão e é rico em fibras, probióticos, substâncias com ação antiviral e imunoglobulinas. É encontrado também proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, e o melhor, não tem glúten. Como visto, oferecer iogurte para cães só tende a melhorar a dieta. 

De todas essas qualidades, vale a pena chamar atenção para as propriedades probióticas do alimento. As bactérias contidas no iogurte são capazes de recompor a flora intestinal, regulando o funcionamento da região e, quando o intestino trabalha de maneira correta, é capaz de absorver melhor os nutrientes.

Ademais, essas bactérias são importantes na luta contra micro organismos invasores. Elas são importantes auxiliares na melhora geral da imunidade, tornando o organismo mais forte no combate as doenças. 

Oferecendo iogurte corretamente

Oferecer iogurte para cães faz bem ao organismo e é um ótimo complemento alimentar
reprodução shutterstock
Oferecer iogurte para cães faz bem ao organismo e é um ótimo complemento alimentar

O único iogurte que deve ser oferecido aos caninos é o natural, sem sabor e aditivos artificiais. Jamais compre as opções com chocolate, coloridos e açucarados, pois fazem mal aos peludos. A quantidade recomendada é uma colher de sopa diária que pode ser colocada sobre a ração. 

Outra dica é oferecer iogurte congelado como petisco nos dias quentes. Coloque no pote apenas alguns pedaços do cubo durante o dia. Você pode, também, adicionar algumas frutas e congelar junto com o laticínio. Com certeza é um alimento saboroso e bem saudável para os cachorros. 

Leia também: Entenda a diferença entre alimentação natural e caseira para pets

Por mais que o iogurte seja ótimo para a saúde, nem todos os animais precisam incluí-lo na dieta. Algumas rações são altamente nutritivas e não há necessidade de suplementação vitamínica ou mineral. Esse alimento é indicado principalmente para pets com dieta natural e caseira.

Contudo, se mesmo assim você acha que o laticínio irá beneficiar seu bichinho, consulte o veterinário e veja se não há risco de ocorrer sobrecarga vitamínica ou mineral, que pode ser prejudicial à saúde.

Atenção aos cachorros intolerantes à lactose

O único iogurte que deve ser oferecido aos caninos é o natural, sem sabor e aditivos artificiais. Jamais compre os modelos com chocolate, coloridos e açucarados
reprodução shutterstock
O único iogurte que deve ser oferecido aos caninos é o natural, sem sabor e aditivos artificiais. Jamais compre os modelos com chocolate, coloridos e açucarados

Lembre-se que o iogurte é um derivado do leite e alguns cães podem apresentar intolerância a esse tipo de produto. Se observar alguns sintomas característicos de intolerância, como gazes, diarreia, vômito e dores abdominais, interrompa o uso. 

Contudo, mesmo que o cachorro apresente algum nível de rejeição à lactose, é possível oferecer o iogurte em pequenas quantidades. Esse alimento é muito mais leve do que leite puro devido à fermentação, por isso o animal consegue comê-lo normalmente.

Leia também: Confira 3 receitas de petiscos saudáveis e caseiros para cães

Consulte o veterinário antes de oferecer  iogurte para cães  ou fazer qualquer alteração na alimentação. Ele irá te instruir sobre a quantidade correta e quantas vezes o pet deve comer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!