Tamanho do texto

A nova dieta precisa lutar contra a falta de células vermelhas e fortalecer o organismo do pet

A anemia é caracterizada pela redução do número de glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte do oxigênio na corrente sanguínea e coloração avermelhada. Um animal chega a esse quadro por diversos motivos, por exemplo, em casos de deficiência de ferro e outras vitaminas. É por isso que um cachorro com anemia necessita de uma dieta especial

Leia também: O cachorro com anemia pode estar assim por vários motivos; saiba quais

Além do tratamento médico e administração de remédios, a mudança na alimentação é um fator importante na recuperação do cachorro com anemia . A nova dieta precisa lutar contra a falta de células vermelhas e fortalecer o organismo do pet. Existe uma série de alimentos que ajudam a reverter essa condição, veja quais. 

Mudança de dieta para o cachorro com anemia

Além do tratamento médico e administração de remédios, a mudança na alimentação é um fator importante na recuperação do cachorro com anemia
reprodução shutterstock
Além do tratamento médico e administração de remédios, a mudança na alimentação é um fator importante na recuperação do cachorro com anemia


Um cão anêmico pode continuar comendo os mesmos alimentos de quando era saudável, a diferença é que o dono precisará aumentar a dose de determinados nutrientes para aliviar os estragos da doença. A anemia canina deve ser tratada de forma consciente e rápida, antes que piore.

Basicamente, o animal precisará aumentar a ingestão de ferro, proteínas e vitamina B12. Esses nutrientes são encontrados em maior medida nos alimentos naturais, como carnes, legumes e verduras. Por esse motivo, pode ser necessário mudar a forma de alimentação durante o período de recuperação.

Leia também: Veterinária sana as principais dúvidas sobre alimentação natural para cães

Considere oferecer comida caseira e deixar a ração um pouco de lado. Para que o organismo não rejeite os novos alimentos, o recomendável é consultar um veterinário antes para indicar a melhor forma de realizar a transição. Além disso, o profissional te ajudará a montar a dieta corretamente e a quantidade que deve oferecer nas refeições.

Saiba que nem todos os cães se adaptam a alimentação natural logo de cara. Se isso acontecer com seu pet entre em contato com o veterinário. 

Em casos de anemia extrema a mudança na dieta pode não ser suficiente. Oferecer suplementos vitamínicos é uma solução. O médico irá informar se houver essa necessidade. 

Alimentos recomendados

A alimentação natural para cães é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais e minimamente processados
reprodução shutterstock
A alimentação natural para cães é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais e minimamente processados


  • Amêijoas e berbigões: esses alimentos contêm altos níveis de ferro, por isso entram na lista de alimentos recomendados. Adicione um pouco no meio da comida e sirva para o animal. 
  • Fígado de bezerro ou de carne de vaca: possui grandes quantidades de proteína, ferro, vitamina B e B12. Essas carnes irão ajudar no equilíbrio das células vermelhas no sangue do cão. 
  • Vitamina C: esse nutriente ajuda o organismo a absorver o ferro ingerido pelos outros alimentos. Assim, é possível aproveitar ao máximo tudo que for ingerido.  

Leia também: Dieta canina: posso oferecer carne crua no lugar da ração?

Lembre-se de oferecer qualquer alimento ao cachorro com anemia só depois da consulta médica. Os pets podem sofrer dessa doença por diferentes motivos, por isso os tratamentos são específicos.

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.