A anemia é caracterizada pela redução do número de glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte do oxigênio na corrente sanguínea e coloração avermelhada. Um animal chega a esse quadro por diversos motivos, por exemplo, em casos de deficiência de ferro e outras vitaminas. É por isso que um cachorro com anemia necessita de uma dieta especial

Leia também: O cachorro com anemia pode estar assim por vários motivos; saiba quais

Além do tratamento médico e administração de remédios, a mudança na alimentação é um fator importante na recuperação do cachorro com anemia . A nova dieta precisa lutar contra a falta de células vermelhas e fortalecer o organismo do pet. Existe uma série de alimentos que ajudam a reverter essa condição, veja quais. 

Mudança de dieta para o cachorro com anemia

Além do tratamento médico e administração de remédios, a mudança na alimentação é um fator importante na recuperação do cachorro com anemia
reprodução shutterstock
Além do tratamento médico e administração de remédios, a mudança na alimentação é um fator importante na recuperação do cachorro com anemia


Um cão anêmico pode continuar comendo os mesmos alimentos de quando era saudável, a diferença é que o dono precisará aumentar a dose de determinados nutrientes para aliviar os estragos da doença. A anemia canina deve ser tratada de forma consciente e rápida, antes que piore.

Basicamente, o animal precisará aumentar a ingestão de ferro, proteínas e vitamina B12. Esses nutrientes são encontrados em maior medida nos alimentos naturais, como carnes, legumes e verduras. Por esse motivo, pode ser necessário mudar a forma de alimentação durante o período de recuperação.

Leia também: Veterinária sana as principais dúvidas sobre alimentação natural para cães

Considere oferecer comida caseira e deixar a ração um pouco de lado. Para que o organismo não rejeite os novos alimentos, o recomendável é consultar um veterinário antes para indicar a melhor forma de realizar a transição. Além disso, o profissional te ajudará a montar a dieta corretamente e a quantidade que deve oferecer nas refeições.

Saiba que nem todos os cães se adaptam a alimentação natural logo de cara. Se isso acontecer com seu pet entre em contato com o veterinário. 

Em casos de anemia extrema a mudança na dieta pode não ser suficiente. Oferecer suplementos vitamínicos é uma solução. O médico irá informar se houver essa necessidade. 

Alimentos recomendados

A alimentação natural para cães é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais e minimamente processados
reprodução shutterstock
A alimentação natural para cães é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais e minimamente processados


  • Amêijoas e berbigões: esses alimentos contêm altos níveis de ferro, por isso entram na lista de alimentos recomendados. Adicione um pouco no meio da comida e sirva para o animal. 
  • Fígado de bezerro ou de carne de vaca: possui grandes quantidades de proteína, ferro, vitamina B e B12. Essas carnes irão ajudar no equilíbrio das células vermelhas no sangue do cão. 
  • Vitamina C: esse nutriente ajuda o organismo a absorver o ferro ingerido pelos outros alimentos. Assim, é possível aproveitar ao máximo tudo que for ingerido.  

Leia também: Dieta canina: posso oferecer carne crua no lugar da ração?

Lembre-se de oferecer qualquer alimento ao cachorro com anemia só depois da consulta médica. Os pets podem sofrer dessa doença por diferentes motivos, por isso os tratamentos são específicos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!