Algumas espécies de aves são bem sociáveis e podem ser criadas fora da gaiola, como é o  caso das calopsitas e dos papagaios. Nesses casos, é comum os donos deixarem eles soltos pela casa, interagindo com todos os familiares. O problema de dar muita liberdade ao animal é ele acabar comendo algum alimento proibido e ninguém perceber. Em outros casos, o dono oferece a comida sem saber as restrições. 

Existem muitas comidas humanas que são consideradas venenosas para as aves. Algumas delas são prejudiciais à saúde e outras podem ser fatais. Para evitar que a ave sofra por causa de um mero descuido, é importante conhecer previamente os alimentos proibidos para deixá-los longe da dieta do pet. 

É importante conhecer quais são os alimentos proibidos para mantê-los longe do alcance das aves
reprodução shutterstock
É importante conhecer quais são os alimentos proibidos para mantê-los longe do alcance das aves

Chocolate

Apesar de ser delicioso para os seres humanos, o chocolate é estritamente proibido para qualquer animal de estimação. Esse alimento é potencialmente tóxico e sua ingestão afetará o sistema digestivo do pássaro, que é intolerante a ele. Os primeiros sintomas são diarreia e vômito. Conforme a doença progride, o sistema nervoso será afetado, causando convulsões e até mesmo o falecimento do pet. 

Álcool

É de se esperar que nenhum dono responsável ofereça álcool para seu pet. Porém, essa bebida está na lista porque existe a chance das aves curiosas encontrarem garrafas perdidas pela casa. A ingestão dessa substância afeta o sistema imunológico e os órgãos, podendo ser fatal. Por isso, mantenha a ave longe do alcance do animal e, quando for servido em casa, coloque-a na gaiola. 

Alho e cebola

Esses alimentos são muito comuns na dieta do brasileiro, porém, quando se trata das aves, o consumo causará vômitos, diarreia e outros problemas digestivos. Dessa forma, evite guardar alho e cebola em locais baixos ou fora de recipientes fechados, isso aumenta a chance do animal conseguir pegar.

Sal e açúcar

Todos os animais precisam de sódio e açúcar na dieta, porém de maneira natural e controlada. O consumo dessas substâncias industrializadas e em grande quantidade pode levar a uma série de problemas, como danos digestivos e renais. Certifique-se de fiscalizar a quantidade de alimentos doces e salgados que são ingeridos pelo pássaro. 

Dicas para ajudar um pássaro ferido e evitar possíveis acidentes

É importante conhecer quais são os alimentos proibidos para mantê-los longe do alcance das aves
reprodução shutterstock
É importante conhecer quais são os alimentos proibidos para mantê-los longe do alcance das aves

Cafeína

Todas as bebidas que contenham cafeína, como refrigerantes, café e chás são proibidos. Permitir que sua ave tome um gole do seu copo pode ser extremamente perigosos. A cafeína provoca diversos problemas cardíacos, como aumento da frequência do coração, arritmia, hiperatividade e parada cardíaca.  

Abacate

Existe uma discussão sobre o grau de toxicidade do abacate. No entanto, como a casca e a poupa geralmente causam insuficiência cardíaca e hepática, é melhor prevenir e não oferecer à ave. Existem muitas outras frutas que fazem bem às aves, melhor dar prioridade a elas. 

Sementes de maçã, peras, damascos, cerejas e pêssegos

Frutas como maçã, peras, cerejas, damascos e pêssegos contém pequenas quantidades de cianeto dentro das sementes. Esse mineral é altamente venenoso para aves e jamais deve ser ingerido. Por outro lado, o fruto e a polpa são recomendáveis para a dieta.

Na hora de oferecê-los, lave bem o alimento para retirar o máximo de agrotóxico da casca e corte para remover todas as sementes. Prefira dar a fruta em cubos.

Feijão cru

Não há nenhum problema em oferecer feijão cozido para a ave. Inclusive, é um alimento que ela aprecia. Porém, em seu estado natural é extremamente prejudicial à saúde. Feijão cru possui uma substância chamada fitohemaglutinina, altamente tóxica para as aves. Por isso, lembre-se de cozinhar bem o alimento e não utilizar temperos antes do animal comer. 

É importante conhecer quais são os alimentos proibidos para mantê-los longe do alcance das aves
reprodução shutterstock
É importante conhecer quais são os alimentos proibidos para mantê-los longe do alcance das aves

Talos, folhas e sementes de tomate

A polpa e o fruto do tomate são boas, saborosas e saudáveis. A maioria das aves adora comê-lo, mas o mesmo não se poder dizer dos talos, folhas e sementes. Essas partes do tomate são tóxicas e podem causar sérios problemas de saúde. Dessa forma, certifique-se de limpar e cortar cuidadosamente o tomate antes de oferecê-lo ao animal. 

Cogumelos

Os cogumelos não são bons alimentos para os pássaros, pois são conhecidos por causar problemas digestivos. Além disso, o chapéu e os caules de algumas espécies desse fungo correm o risco de provocar insuficiência hepática, podendo matar o bichinho.

Tem um filhote de canário? Aprenda a fazer comida para ele em casa

Evite a todo custo oferecer qualquer um desses alimentos proibidos para sua ave. Avise os outros membros da casa dos perigosos do consumo de cada um e, se possível, mantenha-nos em local altos e dentro de recipientes. Todo o cuidado é importante quando se trata da saúde do bichinho de estimação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!