O cachorro Hector teve contato com a planta e ficou com a cabeça seriamente inchada
Alexander Lawrie
O cachorro Hector teve contato com a planta e ficou com a cabeça seriamente inchada

Um cachorro da raça Cocker Spaniel, de dois anos, chamado Hector, estava passeando com o tutor em um parque, na região de Port Seton, em East Lothian (Escócia), quando, como de costume, começou a farejar pelo grama alta.

Contudo, logo o dono do cãozinho notou que havia algo errado e que o pet não estava bem. O rosto de Hector começou a inchar de repente e ele começou a passar as patas pelo focinho desesperadamente.

Hector entrou em contato com uma perigosa planta  chamada Heracleum mantegazzianum, popularmente conhecida na região como Hogweed Gigante. O cachorro foi imediatamente levado até o médico veterinário mais próximo, onde passou cerca de cinco horas em tratamento com soro intravenoso.

Emma Ferrier, dona de Hector, contou que o cachorro estava passeando com o padrasto dela, como sempre faz, pelo Seton Sands Holiday Park, e que sempre passam pelo mesmo caminho, até que o acidente aconteceu.

“Depois de alguns minutos, seu rosto tinha quase o dobro do tamanho normal, ele entrou em choque anafilático e passou a tarde inteira no veterinário com soro intravenoso. Meu padrasto estava em pânico, mas felizmente levou Hector a um veterinário, onde disseram que ele havia entrado em contato com algo tóxico”, disse ao Metro UK.

Emma foi ao parque verificar o que poderia ter ocorrido e notou que havia muitas plantas do tipo na região, e acreditam que tenham aparecido devido ao tempo quente. Felizmente, Hector passa bem e está em tratamento com medicamentos anti-histamínicos.

“Só espero que outros donos de cães, não apenas nesta área, fiquem atentos para evitar o contato de seus animais de estimação com essa planta, pois ela pode ser fatal se não for tratada imediatamente”, alertou.

A perigosa Heracleum mantegazzianum

Heracleum mantegazzianum ou hogweed gigante é altamente perigosa
Reprodução/Pixabay
Heracleum mantegazzianum ou hogweed gigante é altamente perigosa

Uma espécie de planta altamente tóxica tem se espalhado pela Europa há alguns anos. Apesar de uma aparência inofensiva, a planta pode causar ferimentos graves, como queimaduras. Em alguns casos, podendo chegar ao ponto de precisar ter o membro afetado amputado.

A planta representa perigo não apenas para animais, mas também para seres humanos. A planta é natural de Cáucaso, mas tem invadido regiões da Europa, chegando até mesmo aos Estados Unidos e à Austrália.

Anualmente, milhares de pessoas e animais de estimação sofrem ferimentos ao entrar em contato com a planta na natureza. Algo que pode mudar a vida para sempre e, se não tratado em tempo, pode levar à morte.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!