Saiba quais plantas podem fazer mal ao seu pet

Muitas vezes compramos ou recebemos flores e plantas de presente que embelezam nossas casas, mas representam um enorme perigo aos nossos amados animais de estimação. Confira quais plantas são tóxicas para o seu pet!

Lírio

A planta exala um forte perfume que pode atrair a atenção dos pets. Porém sua ingestão pode causar falência renal, problemas respiratórios, pele avermelhada, dificuldade de engolir e alucinações.

shutterstock

Azaleia

Presente em muitos jardins e em parques, a azaleia oferece um risco de moderado a grave devido à sua toxidade. Se ingerida pode causar vômitos, salivação intensa, perda de apetite, diarreia, arritmia cardíaca, pressão baixa, convulsões, cegueira, fraqueza, tremores e até mesmo fazer o pet entrar em coma.

Reprodução/ Pixabay

Espada de São Jorge

Apesar de apresentar menor grau de toxidade, a planta não é indicada para casa com animais de estimação porque pode causar salivação excessiva, irritação na pele e dificuldade de movimentação e respiração.

Arquivo

Comigo-ninguém-pode

Apesar da beleza é uma das plantas mais perigosas para cães e gatos, causando os maiores casos de intoxicação. Pode causar irritação das mucosas, edema de lábios, língua e palato, cólicas abdominais, náuseas, vômitos e o contato com os olhos pode gerar edemas, fotofobia e lacrimejamento.

Reprodução/Youtube

Samambaia

Os princípios tóxicos da planta prejudicam a produção de glóbulos vermelhos, podendo causar diversos sintomas nos animais, como hemorragias na pele, sangue na urina e fezes e até mesmo anemia. Isso significa que o pet perde sangue muito rápido e pode até morrer. Mesmo as folhas secas podem ser tóxicas, por isso para quem tem um exemplar pendurado na parede.

Pixabay

Antúrio

Se a flor da planta for ingerida pode causar o inchaço da garganta, lábios e boca, salivação, paralisia da língua, asfixia, diarreia e vômito.

shutterstock

Violeta

Por ter fácil cultivo e muita variedade as violetas são adoradas por muitas pessoas, mas se ingeridas por cães e gatos pode causar fortes gastrites, nervosismo, queda na circulação e respiração, vômitos e diarreias.

Reprodução/ Pixabay

Copo de leite

Facilmente encontrada em arranjos utilizados para decoração, a flor pode ser tóxica para os animais até por contato com a mucosa (lábio ou língua). Alguns sintomas da intoxicação são irritação, salivação abundante e dificuldade de engolir e respirar. O contato com os olhos também deve ser evitado, já que pode causar fotofobia e lacrimejamento.

Reprodução/ Wikimedia

Bico de papagaio

O látex presente no caule e nos ramos da planta é extremamente tóxico para crianças, cães e gatos. A substância pode lesionar a pele e mucosas, causar queimação, coceira, náuseas e vômitos. Os casos de intoxicação aumentam no final do ano quando a planta é adquirida como decoração natalina.

Reprodução/ Flickr

Mamona

A mamona é uma fruta que produz um óleo utilizado para melhorar o crescimento de cabelos e controlar a oleosidade da pele. Porém para os animais ela é altamente tóxica. Três frutos ingeridos já são suficientes para levar à óbito. Ela interrompe as sínteses do metabolismo, podendo causar vômitos, cólicas, desidratação, salivação intensa, febre e sangue nas fezes.

Reprodução/ Wikimedia

Dama da noite

Conhecida por florescer e exalar um perfume durante a noite, a dama da noite tem fácil cultivo e costuma estar presente em muitos jardins. Suas folhas e frutos imaturos também são tóxicos, podendo causar náuseas, vômitos, agitação, distúrbios comportamentais e alucinações.

Pixabay