Assim como qualquer animal de estimação, as calopsitas exigem muitos cuidados por parte do tutor. A saúde da ave está muito ligada à sua alimentação, ja que as principais doenças que podem acometer o pássaro são decorrentes de sua má ingestão de alimentos. 

Uma das principais dúvidas sobre o que o dono pode ou não dar para a calopsita é em relação ao pão. Muitas vezes a ave pode ver o dono comendo e querer um pedacinho. Mas será que faz bem dar esse alimento para elas?

A resposta é: Não, as calospitas não podem comer pão. A bióloga Rayane dos Santos, responsável pelo treinamento do setor de aves na Cobasi, responde essa pergunta e separa alguns alimentos que a ave pode e deve comer.

Segundo ela, pães e torradas possuem sal, açúcar e fermento em sua composição, elementos que podem fazer mal ao animal por não ser um produto natural de sua dieta. Além disso, o fermento é um alimento que a ave não digere bem e isso pode causar problemas no sistema digestivo da ave.

As comidas para calopsita devem ser muito bem selecionadas
shutterstock
As comidas para calopsita devem ser muito bem selecionadas

Todos os pães, inclusive os integrais, 7 grãos ou linhas light têm ingredientes em sua composição que fazem mal à ave.

"Algumas pessoas oferecem pães torrados porque acreditam que dessa forma anulam o efeito do fermento ao ser digerido, porém mesmo assim, continuam tendo outros ingredientes que não são naturais em sua alimentação, como o sal e o açúcar", explica a especialista.

Você viu?

O que mais a ave não pode comer?

Ingredientes como doces, chocolates, sal, feijão e arroz cozidos, biscoitos e bolachas, temperos desidratados (orégano, páprica, pimenta do reino, etc.), alho, cebola, abacate e sementes de frutas são exemplos de alimentos que não devem fazer parte da alimentação das calopsitas e qualquer outra espécie de ave.

Alimentos mais que permitidos na dieta da ave

Frutas:  são complementos ótimos e que agradam muito o paladar das calopsitas. Alguns exemplos são: mamão, banana, maçã, goiaba, manga e morango. 

Vale lembrar que as sementes dessas frutas podem fazer mal à ave e não devem ser oferecidas. 

Verduras e legumes:  Ricos em vitaminas e sais minerais, podem fazer muito bem ao animal. Alguns exemplos são: milho, beterraba, cenoura, pepino, brócolis, couve-flor, espinafre e couve. 

Sementes:  São bem saborosas para a ave então não é necessário nenhum tipo de tempero. Os principais exemplos são: semente de girassol, painço, aveia, linhaça, cártamo e arroz com casca.

Além disso, é super importante manter água filtrada sempre ao alcançe da ave, banhos de sol em dias não muito quentes, e alguns brinquedos para aliviar seu estresse. Dessa maneira, você manterá uma boa qualidade de vida ao pet, além de deixá-lo com a aparência das penas (coloração) mais bonita.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!