Muitos tutores optam por ter o hamster como pet sem saber alguns fatores importantes para cuidar desse animal . Um deles é a respeito da higienização do bichinhos. Os pequenos roedores são animais extremamente limpos, e eliminam as impurezas e odores através de banhos com sua língua em contato com os pelos e a pele.

Além disso, de acordo com o biólogo Tiago Calil, a higienização do hamster não deve ser feita a base de banhos com água, e com xampus destinados à outras espécies de pets. Isso porque, o contato com a água retira óleos naturais que protegem a pele e atuam como reguladores da temperatura corporal. Porém, há algumas maneiras corretas de manter esse pet ainda mais limpinho.

há algumas maneiras específicas de se manter o hamster limpinho
Shuttersock
há algumas maneiras específicas de se manter o hamster limpinho

A primeira coisa é manter o ambiente em que o animal vive sempre bem limpo. Você pode limpar seus brinquedos, comedouro, gaiola com água e sabão próprio para roedores, frequentemente. Seque muito bem a gaiola, e o hamster terá sempre um espaço livre de sujeira.

Se mesmo assim o seu animal acumular muita sujeira, sem que ele consiga remover com a própria língua, há maneiras de resolver. Se ele possui a pelagem comprida, você poderá realizar a escovação dos pelos, usando uma escova de cerdas macias e naturais. Panos úmidos ainda podem ser usados para limpar as genitais e as patinhas.

Além dessas opções mais simples, há dois tipos de banho diferentes: banho a seco e banho de areia. O primeiro consiste em utilizar um xampu seco específico para hamsters. Basta passar ele por todo o corpo do bichinho e espalhar com a escova de cerdas macias e naturais. É importante lembrar que xampus de outras espécies de animais não devem ser utilizadas.

O banho de areia é uma ótima opção tanto para o tutor, quanto para o animal. Você deverá comprar areia esterilizada e própria para roedores, colocar ela em um recipiente espaçoso para o hamster, e deixar que ele aproveite o espaço e role pelo produto. Ele será responsável por retirar resíduos do pet, além de promover diversão a ele.






    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!