A escolha por ter uma hamster como animal de estimação é muitas vezes feita pela crença de que o roedor não necessita de tantos cuidados como um cachorro ou um gato, por exemplo. Isso pode até ser verdade, mas não significa que o animal não precisa de uma atenção especial do dono. 

O hamster também precisa de cuidados especiais
Shuttersock
O hamster também precisa de cuidados especiais

Leia também: Hamsters não podem viver juntos na mesma gaiola; entenda 

A veterinária Jakeline Mastria, especialista em animais silvestres do Grupo Vet Popular, fala sobre os principais pontos que os donos devem ter atenção para manter a saúde do hamster e garantir que ele tenha uma boa vida.

Cuidados com a gaiola

O primeiro deles está relacionado com a gaiola. O tamanho deve ser suficiente para que o hamster possa ter uma área de esconderijo e uma de lazer. Já a limpeza precisa ser feita constantemente para evitar proliferação de fungos, bactérias e até que o pet fique doente.

"A água e alimentação devem ser trocadas diariamente, a troca completa do substrato deve ser feita semanalmente ou quando apresentar necessidade, que possa ser devido ao espaço, ou ao número de animais que habitam ali", indica Jakeline. 

Além de estar limpa, a gaiola deve oferecer espaço para o hamster se esconder e se exercitar
Shuttersock
Além de estar limpa, a gaiola deve oferecer espaço para o hamster se esconder e se exercitar


Higiene do animal

Apesar de serem conhecidos como animais bastante higiênicos que gostam de se limpar, os hamster precisam tomar banho. Mas a veterinária alerta que esse banho deve ser a seco e não com água e sabão. 

"Os banhos não devem ser frequentes, apenas a cada 2 ou 3 meses. Essa higienização é feita através de lenços umedecidos ou até mesmo como um shampoo em pó especial para roedores, que é uma opção excelente para dar banho no hamster", explica a especialista em roedores. 

Alimentação

A alimentação é outro ponto muito importante, já que se administrada de forma inadequada pode causar problemas com desenvolvimento e acarretar alterações endócrinas, metabólicas, ósseas é até tumorais. 

Leia também: Alimentos proibidos para hamsters: alguns podem causar até câncer

"A quantidade e o que deve ser oferecido varia bastante de acordo com o estágio de vida, a espécie e o comportamento do hamster. O veterinário do animal é a melhor pessoa para instruir o tutor de como montar o cardápio e seguir com a dieta."

Interação

Deve existir uma interação entre o hamster e sua família
Shuttersock
Deve existir uma interação entre o hamster e sua família

O hamster é um animal com hábitos noturnos e que passa a maior parte do tempo dentro da gaiola, mesmo assim o dono deve interagir e criar vínculos com ele. Para iniciar o contato é preciso tomar cuidado ao pegar o pet: "evite cheiros fortes e, na primeira vez, utilize luvas de lã para que o animal possa sentir o próprio cheiro, favorecendo a aproximação".

Outras dicas da veterinária para que haja uma boa relação entre o hamster e o dono são: evitar barulhos altos e movimentos bruscos perto do pet; além de tomar cuidado com quedas, já que esse animal é muito delicado. 

Idas ao veterinário

É indicado levar o hamster ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano. O profissional irá fazer um check-up da saúde do pet - uma forma de prevenção de doenças. 

Por exemplo, é nessas consultas periódicas que podem ser detectadas faltas de algumas vitaminas no organismo do hamster, algo muito comum em roedores. Caso isso aconteça, uma suplementação será receitada e poderá evitar o desenvolvimento de muitas doenças. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!