Os gatos em geral são animais extremamente limpos, estão constantemente se banhando, por exemplo. Porém, a higiene em sua caixinha de areia não é sua responsabilidade e, se não for bem cuidada pelo tutor, pode trazer um grande mau cheiro , tanto para quem convive com o felino, quanto para o próprio.
Algumas medidas contra esse problema podem ser tomadas. Junto à médica veterinária Roseli Sabbadini, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), trouxemos alguns métodos caseiros que ajudam você a tirar o mau cheiro da caixinha de areia, como farinha de mandioca e bicarbonato de sódio.
Antes de tudo, a veterinária atenta para a manutenção da caixa. É importante que ela seja limpa pelo menos duas vezes ao dia, recolhendo as fezes e urina. A areia deve ser substituída semanalmente, além da caixa muito bem lavadas, e trocadas uma vez ao ano. "Com o passar do tempo, elas ficam com arranhaduras em seu interior que acabam acumulando sujeiras e facilitando a proliferação de bactérias que ajudam no aumento de odores mais fortes."
Uma dica preciosa e mais simples é o uso do vinagre. Ele é um agente neutralizador de odores que pode ser aplicado logo após a lavagem da caixa. Deixe-o secar naturalmente e, depois, complete com a areia do gato.
Farinha de mandioca
A Farinha de mandioca crua adicionada ao fundo da caixinha pode ser uma boa opção para inibir o cheiro, pois forma pedaços que ficam concentrados com a urina do animal e, assim, são fáceis e mais eficientes na hora da remoção. Mesmo assim, como é um produto natural, ela pode estragar com maior rapidez, e deve ser trocada sempre, se não, manterá o mau cheiro.
Bicarbonato de sódio
Este também ajuda muito no controle do mau cheiro, e é desinfetante. Porém, deve ser usado apenas em pequenas quantidades, pois pode se tornar tóxico para os animais. Apenas uma fina camada do produto pode ser distribuída no fundo da caixa limpa. "Pode causar irritação das mucosas dos bichanos (que são muito sensíveis a poeirinhas e cheiros diferentes) e até causar intoxicação, pois eles lambem as patinhas e ingerem o produto", afirma Roseli.