Recentemente,  uma mulher chamada Linds Shelton viralizou no Tik Tok ao trazer uma forma criativa para cortar a unha de seu cão  - colocou pasta de amendoim na cabeça para distrair o pet. A ideia incentivou que muitos donos tentassem o mesmo. Porém, a prática deve ser feita com muito cuidado, já que a unha dos cães é uma região bastante vascularizada e corte errado pode causar sangramentos e muita dor. 

Juliana Pajosse, veterinária do Conselho Regional de Mecidina Veterinária de São Paulo (CMRV-SP), dá dicas de como fazer o corte de forma segura. A prática é importante porque unhas muito compridas podem causar desconforto na hora de andar, correr, aumenta as chances do cão escorregar e, nos piores casos, penetrar na pele ou nos coxins e causar uma infecção.  

Pata de animal tendo as unhas cortadas com um cortador de unha
Reprodução/ Shutterstock
Cortar a unha do pet pode ser meio difícil de fazer em casa. Veterinária dá dicas de como fazer isso

O mundo ideal é que o pet já seja acostumado a cortar as unhas desde filhote, para que seja algo natural para ele. Porém, não é todo animal que gosta de ser tocado nas patas e o limite dele deve ser respeitado. Juliana diz que a melhor forma de distrair o animal para realizar o processo é usar algum petisco ou brinquedo que ele goste muito.

"Se é a primeira vez que você vai realizar o procedimento sem supervisão de um profissional e você não se sente seguro, corte o mínimo possível das unhas, para evitar dores e sangramento", explica. Além disso, você deve deixar o animal de uma maneira que ele fique confortável com o procedimento. "O procedimento tem que ser agradável pro cão, se não ele pega trauma e aí fica impossível realizar."

Leia mais: Dia Internacional do Cão-Guia: "Minha vida mudou completamente com o Zircon"

Além disso, as unhas dos cães podem ter coloração escura, o que dificulta a visualização de veias. Nesses casos, os cuidados devem ser triplicados. As veias podem ter tamanhos variados. Uns, você só pode tirar as pontinhas e outros você pode tirar mais, "É prática, mas eu indico para leigos que procurem um profissional para saber com exatidão".

Pets como gatos possuem unhas mais claras e fáceis de visualizar. Porém, eles são animais um pouco mais ariscos e que não gostam muito de serem "manipulados". "Você precisa respeitar o tempo do seu gato, para que não gere um stress desnecessário, gatos em situação de stress podem desencadear sérios problemas de saúde", evidencia a especialista.

Gatinho em cima de mesa tendo unhas cortadas por alguém que usa um cortador de unha
Reprodução Pinterest
Gatos podem ser animais mais difíceis de controlar na hora do corte

Juliana explica que uma forma legal para cortar a unha do gato é promovendo brincadeiras, que entreteram mais ele. "Pode ser que leve um tempo maior, pode ser que você não consiga realizar o corte de todas as unhas. Mas o importante é manter o bem estar do pet."

Leia mais: Cães fazem visitas virtuais a hospital infantil de Los Angeles

É importante ressaltar que nem todos os pets precisam cortar as unhas, alguns  vivem em locais com pisos ásperos, o que auxilia no processo de lixar as unhas enquanto o animal caminha. Na dúvida, um especialista deve ser sempre consultado. Mesmo com o isolamento, o veterinário continua atendendo por ser considerado um serviço essencial. 

    Veja Também

      Mostrar mais