Tamanho do texto

A primeira recomendação é verificar se o ninho está mesmo abandonado, pois geralmente a fêmea só foi procurar comida e logo retornará

Ao caminhar pelas ruas encontramos diversos animais sem dono, sobretudo cães e gatos, só que não é tão comum encontrar aves na mesma situação. Ainda assim, existe a chance de se deparar com um ninho de pássaro abandonado. Se houver ovos ou filhotes dentro o drama piora. O problema é que, em casos assim, dificilmente uma pessoa sabe como ajudar.

Leia também: Dicas para ajudar um pássaro ferido e evitar possíveis acidentes

Por melhores que sejam suas intenções, lembre-se que lidar com um ninho de pássaro abandonado é diferente de resgatar cachorros e gatos. Normalmente, aves nessa situação são selvagens e não devem ser levadas para casa. Tendo isso em mente conseguirá ajudar corretamente. Confira algumas dicas de como agir em casos assim. 

Será que o ninho está mesmo abandonado?

É bem difícil encontrar um ninho abandonado com ovos ou filhotes dentro já que as fêmeas nunca se afastam das crias. Quando isso acontece, provavelmente estão procurando por comida nos arredores
Reprodução Pixabay
É bem difícil encontrar um ninho abandonado com ovos ou filhotes dentro já que as fêmeas nunca se afastam das crias. Quando isso acontece, provavelmente estão procurando por comida nos arredores

É bem difícil encontrar um ninho abandonado com ovos ou filhotes dentro já que as fêmeas nunca se afastam das crias. Quando isso acontece, provavelmente estão procurando por comida nos arredores e voltarão em menos de meia hora. Se elas não aparecem nessa margem de tempo, provavelmente algo grave aconteceu, como ataque de predador. 

A fêmea ser atacada é algo que pode acontecer, ainda mais se existem raposas, gatos e aves maiores nas proximidades. Conhecendo bem a região é possível descobrir se ocorreu uma tragédia. Caso contrário, provavelmente a mamãe só está procurando alimento e voltará em poucos minutos. 

Em situações assim a recomendação é ficar longe do ninho, ovos ou filhotes. Os ovos de aves necessitam de uma temperatura constante para se desenvolverem e, caso chegue muito perto, a mãe pode se afastar e perderem calor vital. A consequência será a morte das crias. 

Sabendo disso tudo, está claro que reconhecer um ninho abandonado não é nada fácil. A recomendação é ficar longe de áreas com ninhos para não assustar as fêmeas. Aja somente se tiver certeza de que sua ajuda é necessária.

Leia também: Você está pronto para ter um papagaio? Descubra respondendo 4 perguntas 

Como agir se o ninho estiver mesmo abandonado

Lidar com ninho de pássaro abandonado não é simples. É preciso ter muita certeza antes de agir e tomar vários cuidados durante a ajuda
Reprodução Pixabay
Lidar com ninho de pássaro abandonado não é simples. É preciso ter muita certeza antes de agir e tomar vários cuidados durante a ajuda

Se você esperou alguns minutos e percebeu que a fêmea não retornou, está liberado para ajudar. Ninhos vazios podem ser mantidos onde estão, a menos que tenham caído da árvore. Em casos assim você pode colocar em um galho próximo que outra ave irá utilizá-lo ou desfazê-lo. 

Quando há ovos, é quase impossível recuperá-los. Como explicado, os futuros pássaros precisam de uma temperatura constante para vingar e, quando a fêmea morre, perdem esse calor vital. Mas, caso haja filhotes, você pode ajudar.

É comum eles se afastarem do ninho em dias de tempestade ou ventania, que os derrubam da árvore. Quando não há chuva ou vento, pode ser que os pequenos apenas estejam explorando o mundo. A recomendação principal é não levá-los para casa e ajudar com prudência. 

A partir do momento que uma ave deixa de ser recém-nascida, consegue perfeitamente se desenvolver sozinha. Interferência humana em excesso pode atrapalhar o processo de crescimento e amadurecimento, fazendo com que os filhotes fiquem ainda mais vulneráveis as ameaças do mundo.

Caso encontre o bichinho no chão, a recomendação é colocá-lo num lugar seguro, longe de carros e onde os pais possam encontra-lo se estiverem vivos. Se avistar o ninho numa árvore próxima, é bem provável que lá seja sua casa. Esse tipo de acidente é bem comum em cidades. 

Assim que o filhote estiver protegido, espere alguns minutos para ver se os pais o encontram. Caso contrário, a melhor opção é levá-lo a um abrigo de animais. É importante tratar os passarinhos com calma e delicadeza, já que suas penas ainda são muito frágeis e podem estar feridos. 

Durante o transporte é normal querer alimentá-los, mas o ideal é não oferecer qualquer comida. Pedaços de biscoito e pão, por exemplo, não são recomendados. Filhotes precisam de uma dieta especial para suprir sua necessidade nutricional. Não é indicado também oferecer água. Se ela entrar pelos buracos do bico, os animais poderão desenvolver pneumonia.

Em vez de se preocupar com a alimentação e sede nesse momento, foque em manter seu corpo quente. Papel higiênico cortado em tirar pode ajudar a manter o calor. Espalhe por uma caixa antes de colocar o filhote. Com tudo pronto, é hora de procurar ajuda profissional. 

Leia também: 10 alimentos proibidos que devem passar longe da dieta da ave

Como visto, lidar com  ninho de pássaro abandonado não é simples. É preciso ter muita certeza antes de agir e tomar vários cuidados durante a ajuda. Apesar de tudo, não deixe de ajudar aquele filhotinho desamparado encontrado na rua. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.