Tamanho do texto

O feno é essencial na vida de um porquinho da Índia, por isso deve ser oferecido em grandes quantidade e só marcas boas

Os porquinhos da Índia são animais herbívoros e necessitam ingerir grandes quantidades de fibra. O feno é rico nesse componente, sendo essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo e no desgaste dos dentes que estão em constante crescimento. Está claro o quanto esse alimento é importante, por isso sempre deve haver grandes porções de feno para porquinho da Índia na gaiola.

Leia também: Conheça os alimentos proibidos para um porquinho-da-índia

Além de oferecer quantidade ilimitada, é importante saber escolher o melhor feno. Um produto de qualidade previne problemas dentários, transtornos gastrointestinais e obesidade. Conheça os tipos de feno para porquinho da Índia disponíveis no mercado e encontre o ideal. Lembre-se que nem sempre o mais caro é o melhor, analise a partir das características do seu roedor.

Tipos de feno para porquinho da Índia

Além de oferecer quantidade ilimitada, é importante saber escolher o melhor feno para prevenir problemas dentários, transtornos gastrointestinais e obesidade
reprodução shutterstock
Além de oferecer quantidade ilimitada, é importante saber escolher o melhor feno para prevenir problemas dentários, transtornos gastrointestinais e obesidade

Timothy Hay (feno Timóteo)

Essa marca de feno é uma das mais encontradas em pet shops. Possui alto teor de fibra, sais minerais e outros componentes. Os valores nutricionais desse produto são: 32-34% fibra, 8-11% de proteína e 0.4-0.6% cálcio. O Timothy Hay é bastante comprado por donos de porquinhos da Índia, por isso é bem recomendado. 

Orchard Grass (feno de capim)

Também de ótima qualidade e bastante semelhante ao feno Timothy, é o Orchard Grass. Sua composição é: 34% fibra, 10% proteína e 0.33% cálcio. Está entre as marcas mais vendidas no mercado.

Meadow (feno do prado)

Composto de 33% de fibra, 7% de proteína e 0.6% de cálcio, o feno Meadow também está entre as marcas de qualidade. Tanto ele quando o Orchar Grass e o Timothy Hay são variedades de feno de capim, da família das gramíneas e das ciperáceas.

Oat, Wheat & Barley (feno de aveia, trigo e cevada)

Ao contrário das marcas anteriores, o feno Oat, Wheat & Barley é feito de cereais e tem um nível elevado de açúcar. Por isso, embora seja benéfico para a saúde, deve ser oferecido esporadicamente. Dietas com muito açúcar podem causar transtornos na flora intestinal do animal.

O ideal é oferecer no dia a dia feno de capim, como os indicados anteriormente, e o feno de aveia só de vez em quando. Os valores nutricionais do Oat, Wheat & Barley são: 31% de fibra, 10% proteína e 0.4% de cálcio.

Leia também: Frutas e verduras indicadas para a dieta de um porquinho da índia

Feno de alfafa (Lucerna)

A alfafa é rica em hidratos de carbono, proteínas e cálcio. Consequentemente, o feno feito de alfafa possui alto teor de cálcio, sendo composto de 28-34% fibra, 13-19% proteína e 1.1-1.4% cálcio. Devido a grande quantidade desse componente, o feno de alfafa não é recomendado para porquinhos da Índia com mais de seis meses de idade.

Se um roedor saudável ingerir continuamente esse elemento pode desenvolver problemas no sistema urinário. Ele é recomendado apenas para filhotes, fêmeas grávidas ou por indicação veterinária para um porquinho doente.

Se tiver dificuldades para escolher o melhor feno, peça ajuda de um profissional. 

Posso oferecer capim fresco em vez do feno seco?

O capim pode ser muito benéfico para a saúde do porquinho, porém é bem mais difícil de encontrar e preservar
reprodução shutterstock
O capim pode ser muito benéfico para a saúde do porquinho, porém é bem mais difícil de encontrar e preservar

O capim pode ser muito benéfico para a saúde do porquinho, porém é bem mais difícil de encontrar e preservar, já que apodrece bem mais rápido e pode causar transtornos intestinais caso o animal coma capim estragado.

Portanto, se você tem como encontrar capim de qualidade, pode oferecer sem problemas. Alguns pet shops vendem bandejas com capim de trigo pronto para o consumo. Se tem um jardim em casa, deixe seu bichinho passear pela área e comer grama fresca sem pesticidas. Só permita isso sob supervisão e com a certeza de que o local é seguro.

Contudo, se a intenção é pegar capim de outro lugar, lembre-se que a maioria dos jardins são cuidados com herbicidas e outros químicos. Isso faz muito mal para a saúde do porquinho da Índia. O ideal é você cultivar a própria grama de trigo da forma mais natural possível.  

De qualquer forma, apesar de todos os benefícios do capim, não é nada prático conseguir um produto fresco e de qualidade. O feno seco tem a vantagem de ser facilmente encontrado, não apodrece com rapidez e supre todas as necessidades do animal. O único problema é encontrar um de qualidade em meio a tantas marcas. 

Leia também: Doenças do porquinho da Índia: Conheça as principais e saiba o que fazer

Onde encontrar feno de qualidade

Feno é vendido em quase todos os pet shops do Brasil. Procure em lojas que tenha grandes variedades de produtos, para ter mais opção de escolha
reprodução shutterstock
Feno é vendido em quase todos os pet shops do Brasil. Procure em lojas que tenha grandes variedades de produtos, para ter mais opção de escolha

Feno é vendido em quase todos os pet shops do Brasil. Procure em lojas que tenha grandes variedades de produtos, para ter mais opção de escolha. Se estiver difícil encontrar fenos de qualidade, procure em lojas de agropecuária ou fale com um fornecer de produtos para porquinhos da Índia. Caso não ache em lojas físicas, recorra aos pet shops online. 

Em relação aos preços, varia bastante de acordo com o lugar e a marca. O mais caro nem sempre significa que é o melhor, mas, se tem o costume de comprar em pet shops, o preço costuma ser um indicativo de qualidade.

De qualquer forma, é recomendado consultar os valores numa agropecuária ou numa fazenda de confiança. Às vezes, através de um fornecedor é possível encontrar feno de qualidade por um preço acessível.

Oferecendo feno corretamente

Não se esqueça de trocar o feno para porquinho da Índia todos os dias e, se notar que o animal deixou de comê-lo, leve-o ao veterinário
reprodução shutterstock
Não se esqueça de trocar o feno para porquinho da Índia todos os dias e, se notar que o animal deixou de comê-lo, leve-o ao veterinário

Como foi dito, o feno é essencial para a dieta do porquinho da Índia e deve sempre ser oferecido em grandes quantidades. O ideal é colocar o produto dentro de suportes para mantê-lo limpo e longe das fezes e urina. 

No entanto, esses suportes costumam ser pequenos e precisam ser repostos várias vezes ao dia. Por isso, se não tiver como fazer essa reposição, você pode também espalhar um pouco pela gaiola ou cercadinho. 

Outra sugestão é colocar o alimento dentro de brinquedos para esses roedores. É uma forma de mantê-lo distraído e incentivá-lo a comer mais feno. Nos pet shops há brinquedos e acessórios próprios para encher de feno, mas você pode fazer em casa se preferir. Com um rolo de papel higiênico faça furos e encha seu interior com o alimento. Seu pet irá adorar! 

Leia também: Seu Porquinho da Índia fêmea engravidou? Saiba o que fazer

Não se esqueça de trocar o feno todos os dias e, se notar que o animal deixou de comê-lo, leve-o ao veterinário. Ele pode estar com algum problema de saúde que merece sua atenção. Mas, quando é oferecido feno para porquinho da Índia de qualidade e em grandes porções, raramente terá que se preocupar com essas complicações.

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas