Tamanho do texto

A interrupção deve acontecer quando a cadela produz leite mesmo após o período de amamentação ou em casos de gravidez psicológica

Mesmo quando o período de amamentação termina (dura cerca de sete a oito semanas), é possível que a cadela continue produzindo o leite materno. Isso pode ocorrer também em casos de gravidez psicológica, também chamada de pseudociese. É mais recorrente em fêmeas não castradas, mesmo entre as que nunca acasalaram. 

Leia também: Como evitar que a cadela tenha uma gravidez psicológica canina

Isso acontece porque a cachorrinha acredita que está grávida, então começa a lamber a mamas para incentivar a produção do leite materno . Inclusive, chega a escolher um objeto para ser seu filho, como um brinquedo ou pelúcia. Tanto em casos de gravidez psicológica quando de lactação após período de amamentação, a produção do leite pode ser um problema. 

Essa produção fora de horas traz várias complicações para o organismo, como empedramento do leite, que provoca muitas dores nas mamas. Para evitar tal situação, é preciso saber como interromper o aleitamento antes que se torne algo grave. Fique de olho em sua cadela que acabou de ter filhotes ou está com gravidez psicológica, pois todas estão sujeitas a produção em excesso.

O que fazer para interromper a produção do leite materno?

A melhor forma de interromper a produção de leite materno é parando de estimular as glândulas mamárias. É importante não deixar a fêmea fazer isso
reprodução shutterstock
A melhor forma de interromper a produção de leite materno é parando de estimular as glândulas mamárias. É importante não deixar a fêmea fazer isso


A primeira medida a ser tomada é evitar a manipulação das glândulas mamária. Quando isso acontece, o organismo da cadela entende como um incentivo para continuar produzindo leite materno. Por isso, quando o manuseio é interrompido, o cérebro entende o recado.

É importante não deixar a fêmea lamber suas mamas, pois também é uma forma de manipulação. Sempre que a pegar no flagra, interrompa a ação. Verifique se há algum animal em casa que possa estar fazendo esse estímulo também. 

Leia também: Sua cadela engravidou? Tome cuidado com a mastite canina

Em seguida, retorne para a alimentação tradicional da cadela, de acordo com seu tamanho, idade e raça. Durante o período de amamentação, costuma-se oferecer uma dieta diferente, com alto teor calórico. Mas, quando deixa de ser necessário produzir leite, esses nutrientes também perdem a importância. Por isso, a melhor medida é voltar para a dieta anterior. 

Cuidados durante esse período

É bom os filhotes ficarem um tempo longe da fêmea para evitar que estimulem a produção de leite materno
reprodução shutterstock
É bom os filhotes ficarem um tempo longe da fêmea para evitar que estimulem a produção de leite materno


Após o período de sete a oito semanas, o ato de amamentar é muito doloroso para as fêmeas, pois os filhotes já começam a desenvolver os dentes. Dessa forma, é normal que ela se afaste das crias por um tempo. Não estranhe essa atitude. O dono precisa respeitar o afastamento, principalmente para evitar que os filhotes continuem estimulando as glândulas mamárias. 

Leia também: É verdade que não pode dar banho na cadela no período pós-parto?

Mesmo você tomando todas as medidas indicadas o leite materno continuar sendo produzido, procure por um especialista no assunto. Além disso, caso a glândulas mamárias apresentem inchaço, vermelhidão ou sangramento, leve-o rapidamente ao médico.

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.