Quem tem bebê em casa sabe que a fralda é algo indispensável. Muitos pacotes precisam ser comprados ao longo dos meses até a criança aprender a fazer suas necessidades sozinha. No entanto, mesmo pessoas sem filhos podem acabar precisando comprar este produto. É o caso de quem tem um pet que necessita de fralda para cachorro.

Florais e medicamentos fitoterápicos podem ajudar na saúde dos pets

Esta não é uma peça tão comum quanto a fralda de bebês e seu uso é muito diferente. Alguns cães precisam utilizá-la por diversos motivos específicos, mas esta necessidade gera muitas dúvidas nos tutores exatamente pela fralda para cachorro não ser algo comum. Confira todas as informações relacionadas ao produto. 

Alguns pets precisam de fralda para cachorro
reprodução shutterstock
Alguns pets precisam de fralda para cachorro


Quando os cães precisam usar fraldas?

Os bebês humanos precisam da fralda para fazer suas necessidades fisiológicas, pois ainda não tem a capacidade de ir até o banheiro e realizar sozinhos. Esta dificuldade não atinge os cães filhotes. Em pouco tempo de vida eles conseguem liberar a urina e as fezes sem o menor problema e ainda aprender o lugar certo para fazer isso sem maiores problemas. É por causa desta diferença física que o uso das fraldas se difere. 

Este produto foi criado para situações específicas, como cães idosos - a velhice faz com que o animal perca o controle do corpo -, pets que passaram por procedimento cirúrgico, deficientes físicos, animais doentes com dificuldade para controlar a bexiga, entre muitos outros casos. Cães em situações assim precisam da fralda para auxiliar no bem estar e garantir que as necessidades não sejam feitas em locais inapropriados. 

Colocar a fralda no cão se assemelha muito ao modo como se põe num bebê humano. Basta envolver a peça entre as patas traseiras e prender as laterais com a parte adesiva. A frequência de troca também é da mesma forma: se fez algo, está na hora de por uma nova. É importante manter a higiene para evitar problemas com bactérias ou doenças de pele. 

Aprenda a cuidar corretamente das patas do cachorro

Jamais compre fralda de bebês para seu pet. Ela não foi feita para a anatomia dos cachorros e não possui um buraco para deixar o rabo livre. Além disso, o modelo para animais é mais resistente, afinal eles se arrastam no chão e tem mais chance de rasgar a peça. 

Posso usar fralda no meu filhote?

Cães deficiente são exemplos de pet que precisam de fralda
reprodução shutterstock
Cães deficiente são exemplos de pet que precisam de fralda

Pode até ser tentador colocar uma fralda no seu filhotinho teimoso, que vive fazendo as necessidades onde não deve. Ou então como auxílio para evitar sujeira na casa ou quando levar o animal para passear em locais públicos. No entanto, a fralda não foi criada para situações assim. 

Especialistas não recomendam usar este produto em filhotes saudáveis, pois a fralda não o ajuda em nada. Além de ser desnessário, pode ser perigoso. O produto priva o animal de suas necessidades básicas, pois os cães gostam de se lamberem para limpar a região e a fralda atrapalha este processo. Consequentemente, acabam se sentindo incomodados, rasgam o produto, fazem a maior sujeira, além de correrem o risco de engolir pedaços. O uso indevido também prejudica o aprendizado do filhote para urinar no local correto. 

Por este motivo, fralda é apenas em situações especiais. A ideia é ter calma com os cachorrinhos para ensiná-los onde fazer suas necessidades. Aos poucos ele irá entender e assimilar em quais locais da casa pode urinar e defecar, sem precisar de nenhum produto. 

Quando usar a fralda em cães saudáveis?

A fralda para cachorro foi feita especialmente para a anatomia do animal
reprodução shutterstock
A fralda para cachorro foi feita especialmente para a anatomia do animal

Apesar de a recomendação geral ser somente usar a fralda em situações de saúde ou idade avançada, existem algumas situações que cães sadios podem usá-la. Um exemplo é com cadelas no cio. O produto é utilizado para controlar o sangramento e evitar que suja toda a casa, como se fosse uma calcinha higiênica. 

Quais são as maneiras corretas de escovar o pelo do cachorro?

Lembre-se que a fralda neste caso é apenas para controlar o sangue e não para a cadela fazer suas necessidades. Por isso, não permita que ela fique com o produto o tempo inteiro. Deixe-a livre para urinar ou defecar e lamber a região como de costume, evitando assim que ela estranhe a fralda ou se acostume com ela. 

Também é bom saber que o produto não impede o acasalamento. Mesmo que a fralda seja um empecilho, se a cadela quiser cruzar dará um jeito. Se não deseja que ela engravide, mantenha-na longe dos machos até o período do cio terminar. Ou, se preferir, castre-a para evitar problemas. 

Outro uso indicado da fralda é quando o dono fará uma longa viagem com o cão. Seja de ônibus ou avião, ele não terá como fazer suas necessidades a todo o momento, o que será um problema. Neste caso, o produto ajudará o pet quando sentir vontade de urinar ou defecar ao longo do trajeto e também evitará o forte odor no ambiente. 

Se for viajar e precisar da fralda é bom preparar o cão para usá-la. Dias antes de sairem, acostume o animal a usar roupas e vá introduzindo a fralda aos poucos. Assim ele não irá estranhar e também não ficará mordendo e tentando arrancar a peça. 

Fralda de chão

A fralda de chão pode ser um alternativa para cães que urinam em local indevido
reprodução shutterstock
A fralda de chão pode ser um alternativa para cães que urinam em local indevido


A fralda de chão é também conhecida por tapete descartável. É um modelo que não precisa ser presa ao animal e serve para absorver líquidos e cheiros. Ela é utilizada principalmente para proteger superfícies - principalmente aquelas que os cães insistem em urinar - e manter o ambiente sem cheiro ruim.

Quais são as vantagens e desvantagens de castrar o cachorro?

Por ter a capacidade absorvente, a fralda de chão impede que o líquido molhe o chão, sendo mais eficiente que um jornal. Mesmo que seja um pouco cara, ela é prática na hora de remover, mantêm a superfície limpa e não deixa o local fedido. Comprar este tapete pode ser uma boa opção para donos que não tiveram sucesso na hora de ensinar o cão onde urinar. Mas lembre-se que a fralda para cachorros nunca é uma opção neste caso. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!