Cada dia que passa os animais de estimação fazem mais parte das famílias e estão mais próximos de seus tutores. Essa conexão faz com que eles percebam os sentimentos dos donos e, muitas vezes, acabem os absorvendo. A partir disso os pets acabam desenvolvendo algumas doenças que são típicas dos humanos, como estresse, depressão e ansiedade. Essas condições somadas a ausência temporária do dono e a falta da prática de exercícios podem gerar consequências para a saúde do animal. Para evitar problemas maiores e tratar o bichinho de forma menos invasiva, foram criados os florais e medicamentos fitoterápicos para pets. 

+ 10 plantas venenosas para cães e gatos que são comuns em jardins e praças

Os florais são indicados para tratamentos menos invasivos
Priscilla Fiedler
Os florais são indicados para tratamentos menos invasivos

Medicamentos com formulações de essência de flores, os florais costumam ser indicados para complementar o tratamento de distúrbios dos pets. Apesar de ter bons resultados e custo benefício, essa alternativa ainda não é aceita por todos os tutores. Para sanar as dúvidas mais frequentes conversamos com a farmacêutica da DrogaVET, Daiane Cavassim. 

Como saber se o animal precisa tomar floral ou medicamentos fitoterápicos?

" O uso do floral é indicado nos casos em que o animal de estimação apresenta algum distúrbio de comportamento, sendo esse emocional (mudança de casa, chegada de outro animal ou bebê na família, falta de passeios) ou devido a sua própria personalidade, sendo ela agressiva, possessiva, destruidora, medroso, entre outros. Os sintomas comuns que estão relacionados a esses distúrbios são:  impaciência, agressividade, estresse, medo, depressão, possessividade, ciúmes, comportamento destruidor, fazer necessidades fisiológicas fora do local para chamar a atenção e comportamentos que fogem da rotina e do temperamento do pet.

Porém, por mais que esses sinais possam ser percebidos pelos tutores, o mais indicado é que o uso dos florais seja feito com a orientação de um Médico veterinário, ele será capaz de identificar quais fatores são os responsáveis pela mudança no comportamento do animalzinho e indicar o floral que irá reestabelecer o equilíbrio e tranquilizar o seu pet, trazendo o efeito desejado", explica Daiane. 

A farmacêutica ainda acrescenta que o mais indicado costuma ser Rescue. No caso dos fitoterápicos, passiflora e valeriana, dois princípios ativos com ação calmante e antiestresse, são os principais. 

+ Como identificar se o cão sofre com a síndrome da ansiedade de separação

Um veterinário tradicional pode prescrever esse tipo de medicação?

" Sim, o profissional de medicina veterinária é capaz de identificar a necessidade do uso do floral e o indicar como tratamento complementar. Atualmente existem profissionais especializados em comportamento animal e homeopatia, porém qualquer veterinário pode indicar o uso do medicamento natural". 

Administrar florais nos animais não é muito difícil
Priscilla Fiedler
Administrar florais nos animais não é muito difícil


Qual a vantagem dos florais em relação aos outros medicamentos? 

"Os Florais de Bach são naturais, compostos por essências extraídas de flores e plantas que pertencem ao grupo de medicamentos considerados bioenergéticos, sendo seu princípio de cura trazer o equilíbrio ao animal e ao ambiente onde vive. Por ter essa composição, ele não tem contraindicação, não causa efeito colateral e pode ser administrado associado a outros medicamentos. É possível também a associação de um ou mais florais, caso o distúrbio de comportamento esteja relacionado com várias causas, sendo mais assertivo.

Outra vantagem do uso dos florais com relação aos ansiolíticos e antidepressivos, também usados nos distúrbios de comportamento, é a segurança de poder inserir ou retirar o medicamento sem causar dependência, logo ele pode ser retirado da rotina do pet sem que apresente efeitos colaterais ou piora no quadro comportamental". 

+ Um cachorro espirrando sem parar pode ter alergia e até problemas respiratórios

Há possibilidade de o animal ter reação/ alergia a algum componente do floral? 

"Os florais não geram efeitos colaterais nem reações alérgicas nos pets uma vez que usam essências de flores extraídas de plantas, ou seja, composições essas de origem natural. Apesar disso, o dono deve acompanhar sempre de perto o tratamento de seu pet, afinal eles são como filhos e o momento da recuperação é de extrema importância para a convivência", finaliza Daiane Cavassim.  


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!