Quem tem um animalzinho em casa sabe o quanto é legal poder levá-lo em uma viagem de avião. Apesar disso, muitos têm dúvidas de como proceder e quais são os cuidados necessários a serem tomados. Atualmente, é possível que o pet viaje acompanhado do dono dentro da cabine. Para que isso ocorra de forma segura, as companhias aéreas determinaram algumas especificações que devem ser seguidas pelos proprietários.
+ O que pode e o que não pode fazer durante a educação do animal
Em geral, na viagem de avião é exigido que o transporte de animais seja reservado com antecedência, pois a maioria das empresas tem um limite de carga viva a ser transportado junto com os passageiros. Em média, são permitidos cerca de 4 a 7 animais, sendo que, na maioria das vezes, cada passageiro tem o direito de levar consigo apenas um animal.
O limite de peso é outro ponto importante a ser avaliado. Dentro da cabine, é exigido que a soma do peso da caixa de transporte e do animal não ultrapasse o valor de aproximadamente 10 kg. Algumas empresas permitem que o proprietário leve mais de um animal dentro da mesma caixa de transporte, porém, é obrigatório que ambos sejam da mesma espécie.
+ Como cuidar dos filhotes? Adestradora dá todas as dicas
A caixa de transporte
deve estar dentro dos padrões definidos pela companhia aérea. A exigência é que o material seja firme e que permita boa ventilação. Para garantir o bem-estar de seu pet
, as dimensões devem ser suficientes para que o animal consiga entrar de pé, dar uma volta completa ao redor de si mesmo e se acomodar de forma natural.
É importante que o caixa esteja devidamente trancada e é aconselhável forrar a parte inferior com um tapete higiênico , para evitar o vazamento de possíveis dejetos. Para os animais que não gostam da caixinha de transporte, uma dica é realizar um treino de dessensibilização, algumas semanas antes do embarque, para que o cão viaje de forma tranquila e sem medo.
+ Plano de saúde para animais pode representar uma boa economia
Tenha em mãos a carteirinha de vacinação atualizada, o laudo veterinário atestando a sanidade do animal e os demais documentos que possam ser exigidos pela empresa. Para a garantia de uma boa viagem de avião, pesquise sobre a política de bem-estar animal das companhias aéreas, escolha uma que você confie e se encaixe dentro dos padrões estabelecidos por ela.
*Marcela Boro, adestradora da equipe Cão Cidadão