Conheça as principais doenças que podem atingir os peixes, como elas surgem e qual a melhor forma de tratá-las

Os peixes de aquário também estão sujeitos a sofrer com alguns problemas de saúde por causas variadas. Apenas um animal doente pode causar o desequilíbrio de todo o aquário, por isso é muito importante prestar atenção e manter os cuidados em dia. Para evitar as doenças de peixe é preciso garantir o bom funcionamento de todo o sistema do aquário  (iluminação, filtro) e ter alguns cuidados específicos. 

Evite que as doenças de peixe atinjam os seu aquário
Reprodução
Evite que as doenças de peixe atinjam os seu aquário

A realocação do peixe na hora da troca parcial da água do aquário é um desses cuidados. Colocar o animal em um recipiente limpo e sem resíduos de sabão ou qualquer outro produto de limpeza é de extrema importância para evitar as doenças de peixe .  Outro cuidado é evitar o stress, considerado a principal causa dos problemas de saúde dos peixes por enfraquecer o sistema imunológico do animal. Saiba quais são elas e conheça outras formas de prevenção.

Barbatana apodrecendo
Se as barbatanas do peixe estiverem  brancas e forem desaparecendo, é sinal de que elas estão apodrecendo. O primeiro passo do tratamento é trocar a água do aquário. O segundo é garantir que o peixinho doente estará longe de outros que gostam de morder barbatana. Colocar uma colher de chá de sal em cerca de 25% da água é uma medida que pode ajudar na cicatrização da ferida. Geralmente o resultado é observado em dois dias. 

Não há como evitar as doenças de peixe, mas podemos prevenir e tratar
Reprodução
Não há como evitar as doenças de peixe, mas podemos prevenir e tratar


Irregularidade na bexiga natatória
Esse é um caso comum entre peixes de água doce de cor avermelhada. Para verificar a irregularidade basta prestar atenção no nado do animal, se ele estiver de barriga para cima ou de lado, há algo errado. O problema é causado principalmente pela ração que, se ingerida rapidamente, acaba inchando o intestino do animal, o impedindo de fazer a digestão completa. 

Como no caso de apodrecimento de barbatanas, a primeira fase do tratamento é a troca de água e a mistura do sal. Antibióticos no alimento também podem ser utilizados. 

Trocar parte da água do aquário há cada 30 dias previne doenças de aquário.
Reprodução
Trocar parte da água do aquário há cada 30 dias previne doenças de aquário.

Pontos brancos pelo corpo
Se o peixe apresenta manchas brancas, ele está com um protozoário parasita. Se esse protozoário chegar na fase adulta, é possível vê-lo nadando pelo aquário. O tratamento mais indicado é o feito por medicamentos a base de formol. Outra solução pode ser colocar o peixe infectado em outro recipiente com água morna/quente, os parasitas ficarão na água. 

Para evitar qualquer tipo de doenças de peixe é importante manter o aquário sempre limpo. Trocar metade da água uma vez por mês não é algo muito trabalhoso e pode ser o necessário. 





    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.