A prática de domesticação de animais passou a fazer parte do dia a dia dos seres humanos e a convivência se transformou em amizade

Os lobos foram  uns dos primeiros a fazer parte da domesticação de animais.
Reprodução
Os lobos foram uns dos primeiros a fazer parte da domesticação de animais.

Desde os tempos mais remotos, a domesticação de animais está presente na vida dos seres humanos.  Com o passar do tempo evoluímos, construímos prédios, adquirimos uma vida social mais agitada, mas continuamos domesticando animais.  O fato dessa prática ser antiga, resultou na formação de várias outras raças de cachorros e gatos, por exemplo.  Mas os animais ajudaram também na evolução dos seres humanos, tanto na parte da mão de obra, quanto na parte de dar companhia para o seu dono .

Nos dias atuais os resultados da domesticação de animais em relação as espécies tem sofrido algumas modificações. Isso porque alguns laboratórios estão alterando características genéticas de animais, e agora podemos criar miniaturas de porcos, bois, galinhas, galos, coelhos e vacas , por exemplo, criando outras espécies de estimação. Fora os animais que foram  modificados geneticamente,  nas últimas décadas foram selecionado mais de cento e cinquenta espécies de animais e plantas que as pessoas domesticam.

Segundo cientistas a domesticação de animais partiu do lobo cinzento.
Reprodução
Segundo cientistas a domesticação de animais partiu do lobo cinzento.

Como os cachorros foram domesticados
Segundo a arqueologia, a domesticação começou há mais de 500.000 anos, na era glacial. Diferentemente da domesticação de animais de hoje em dia, os nossos antepassados usavam os animais principalmente para a caça.

O cachorro foi o primeiro animal a ser domesticado e o que mais se adaptou à convivência com os humanos, sendo capaz de conquistá-los. Os cientistas dizem que os cães que conhecemos hoje em dia, foram espécies de lobos no passado e que estes lobos foram atraídos para as aldeias de humanos por causa da comida em abundância. 

Mesmo com todas as modificações de raças de cachorro e comportamentos, esses animais ainda possuem o gene dos lobos e por isso podem ser muito agressivos em algumas situações . Caso não receba uma boa educação, o instinto natural do cachorro pode ser uma grande dor de cabeça para o dono. 

o gato selvagem africano foi o primeiro felino a sofrer a domesticação de animais.
Reprodução
o gato selvagem africano foi o primeiro felino a sofrer a domesticação de animais.

A domesticação dos gatos
Os gatos que conhecemos hoje, são evoluções dos gatos-selvagens africanos. Os bichanos foram domesticados há mais de 5.000 anos, a. C., no Antigo Egito. Eram tratados como membros da família por serem capazes de controlar pragas como ratos dentro das casas.

A beleza dos gatos era admirada e os egípcios diziam que eles tinham "poderes mágicos". Na concepção deles o animal seria uma reencarnação da deusa Bastet, responsável pela fertilidade e pela proteção das mulheres. Por isso os gatos eram tratados da melhor forma possível. A prática se espalhou pelo mundo, tornando-os animais de estimação. 




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.