Gatos precisam de sachê de comida molhada
shutterstock
Gatos precisam de sachê de comida molhada


A resposta é sim! Você não só pode, como deve dar sachê para o seu gatinho todos os dias. Algumas pessoas acreditam que o sachê faz mal ao bichano, mas isso é um mito. A alimentação úmida, na forma de sachê ou patê, é fundamental para a saúde do seu felino, e eu vou lhe explicar o por quê. Vem comigo!

Vamos começar falando das necessidades hídricas que um gato possui. A água é um alimento essencial para a vida. Um gato deve beber diariamente cerca de 50 a 60 ml de água para cada quilo de peso corporal. Ou seja, um bichano que pesa 5 kg deve ingerir de 250 a 300 ml por dia. É um volume significativo; dificilmente os felinos atingem essa meta utilizando apenas potes de água e fontes.

Na natureza, o gato ingere água principalmente por meio da caça. Aves, roedores e outros pequenos mamíferos possuem cerca de 70% de água. No processo de domesticação do gato, passamos a oferecer a ele a ração seca industrializada. Tal ração possui vários benefícios, mas é composta por no máximo 10% de água; portanto, houve uma mudança brusca no teor de água do alimento que oferecemos aos nossos filhotes.

É por esse motivo que os alimentos úmidos vêm ganhando cada vez mais importância na alimentação dos felinos. Os sachês e patês possuem alto teor de água – cerca de 80%, contribuindo para que as necessidades hídricas do gato sejam atingidas. Além de garantir a hidratação do seu bichano, os alimentos úmidos possuem outros benefícios importantes, como evitar a formação de cálculos urinários e prevenir ou tratar a obesidade.

“Mas, doutora, eu ouvi falar que os sachês engordam”: é o que eu escuto no consultório e respondo aos meus clientes que esse é um dos maiores mitos que temos na medicina felina. O sachê não só NÃO engorda, como muitas vezes emagrece. Isso porque, além de ser composto por 80% de água, os alimentos úmidos são pobres em carboidratos. Tenho vários pacientes felinos obesos que conseguiram perder peso quando trocamos a alimentação para a ração úmida. 

Outro ponto a ser desmistificado é que os sachês possuem muitos conservantes, ou muito sódio, etc. Sachês possuem poucos ou nenhum conservantes – tanto isso é verdade que eles devem ser consumidos em até 24 horas depois de abertos. Além disso, o sachê que possui a identificação na embalagem de ser um “alimento completo e balanceado” possui todos os nutrientes necessários em equilíbrio para a dieta do gato.

(continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

As desvantagens da alimentação úmida são o curto prazo de validade depois de a embalagem ser aberta e o seu custo. Mesmo os sachês mais baratos no pet shop são mais caros quando comparados com qualquer ração seca. Por isso, o que se recomenda atualmente é a chamada alimentação mista – parte ração seca, parte alimento úmido. 

E qual a quantidade de sachê devo dar ao meu gato?

Um gato adulto deve consumir idealmente ao menos um sachê por dia; as demais calorias podem ser supridas com o alimento seco. Felizmente, existem no mercado cada vez mais opções de sachês. Experimente os produtos disponíveis e verifique qual deles o seu gato mais gosta. 

Uma vez identificada a sua preferência, procure manter o mesmo sachê no dia a dia, evitando variações de marcas. Pois gatos gostam de sachê, mas também precisam de rotina – mudanças excessivas na dieta podem provocar problemas gastrointestinais. Um sachê por dia deixará seu gatinho mais saudável e mais feliz!


Sobre Yumi Hirai

Yumi Hirai
Yumi Hirai
Yumi Hirai


Yumi Hirai é médica veterinária formada pela USP e dedicada ao atendimento de felinos na Clínica Vetmasters em São Paulo. É mãe de dois gatinhos fofos, Grafite e Pitoco. Escreve quinzenalmente sobre as dúvidas que deixam os donos de gatos de cabelo em pé.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!