O jabuti precisa de uma alimentação especial
David Cadenas/Unplash
O jabuti precisa de uma alimentação especial

Como médica veterinária exclusiva ao atendimento de pets não convencionais, observo que a alimentação está entre os principais desafios que os responsáveis/tutores possuem ao tentar dar o melhor manejo ao animal. Muitas pessoas chegam ao consultório com muitas dúvidas ou realmente sem saber em como fornecer o alimento correto a alguns animais, inclusive, jabutis.

Esses são répteis, que pertencem à ordem Testudines, são animais terrestres e onívoros e possuem particularidades em seu comportamento alimentar. Eles estão entre os répteis mais atendidos na rotina clínica e é essencial que, para fornecer bem-estar adequado à espécie, deve-se conhecer o comportamento, necessidades básicas de sobrevivência e condições favoráveis de crescimento favorável. 

Algo essencial para fornecer um enriquecimento alimentar adequado é conhecer o comportamento alimentar dos jabutis. De acordo com algumas literaturas, os padrões de forrageamento (procura do alimento) desses animais dependem principalmente da visão para localização do alimento. Eles não saem em “caçada” e precisam enxergar o alimento ao seu alcance.

Por este motivo, precisamos sempre nos fazer algumas perguntas ao oferecermos alimento a esses animais: “De que forma o alimento é apresentado a ele?” “Como está preparado?” Onde está localizado”? Além disso, o comportamento alimentar dos répteis é influenciado por alguns fatores como: temperatura corporal influenciado na capacidade digestiva, funções fisiológicas, atividade enzimática etc.

Enquanto sua alimentação adequada, ela deve ser de, aproximadamente, 85% de vegetais, 10% frutas e 5% de proteína animal. Sendo que, dos vegetais, a prioridade deve ser dada às fibras.

E lembrem-se: para adquirir um animal como este, deve ser apenas de criadouros legalizados e com documentação adequada.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde  pensado para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o Canal do Pet  e mais destaques do Portal iG no Telegram !

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!