Olá, amigos do Canal do Pet! Hoje eu vim falar um pouco sobre mitos. 

+ Entenda a mania de cachorro de fazer xixi no pneu do carro

Com o número cada vez maior de cães e de gatos fazendo parte das famílias brasileiras, algumas afirmações costumam circular em vários meios de comunicação, assim como nas rodas de conversa, são os mitos .

Existem muitos mitos em relação aos animais de estimação
Reprodução
Existem muitos mitos em relação aos animais de estimação

Alguns deles existem há anos, mas, mesmo assim, as pessoas continuam com a divulgação de informações que não são verdadeiras.

No programa É de Casa, da Rede Globo, exibido no dia 4 de março, falamos sobre o assunto. Trago aqui alguns mitos com o objetivo de dividir com vocês a verdade sobre algumas afirmações que costumam circular por aí.

Gatos são animais traiçoeiros

MITO! Gatos são caçadores natos, que caçam por emboscada. Muitas vezes, eles "treinam" essa estratégia de caça nas pessoas (especialmente nas pernas daqueles que estão passando), podendo se esconder e, de repente, dar um bote. A interpretação humana desse comportamento dá a eles a fama de traiçoeiros, mas essa conduta, na verdade, é natural.

Cães enxergam somente branco e preto

MITO! Na verdade, os cães são daltônicos. Nossa retina e a dos cães possui dois tipos de células: os cones e os bastonetes. Os indivíduos que não são daltônicos (como a maioria de nós) têm três tipos de cones: um que se excita com luz vermelha, outro com luz verde e o terceiro, com luz azul. Essas três cores básicas se misturam e fazem com que enxerguemos o mundo colorido. Os daltônicos, como os cachorros, só possuem dois tipos de cones. Isso faz com que eles não enxerguem todas as cores como os humanos. Tons como verde, amarelo e laranja podem ficar mais opacos, parecendo marrom.

+ Como lidar com gatos brigando o tempo inteiro


Cada ano humano equivale a exatamente 7 anos do animal

MITO! Essa contagem, muita difundida, não é exata. Na verdade, quando os cães são filhotes, o desenvolvimento deles é muito mais rápido do que o de uma criança. Então, o equivalente em anos pode ser até bem mais que os 7 anos. Depois de completada a fase de crescimento, eles estabilizam. Mas, mesmo assim, o envelhecimento do corpo dos cachorros em geral é mais rápido do que o do ser humano, seguindo assim até a velhice.

+ Quer saber quantos anos seu cão tem? Aprenda a calcular a idade canina

Algumas raças de cães precisam ter o rabo cortado e outras não

MITO! Nenhuma raça de cachorro precisa ter o rabo cortado! A cirurgia para esse fim é totalmente estética e, atualmente, é proibida. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) proibiu, em 2013, a prática da amputação ou do corte da cauda de caninos para fins estéticos (caudectomia). Inclusive, alguns animais que sofreram esse procedimento podem sentir “dor fantasma” no local da amputação.

Gatos não se apegam às pessoas, somente à casa

MITO! Basta conviver com um gato para saber o quanto eles se apegam às pessoas da família! Recebem com ronronados, se esfregam pedindo carinho. Mas, por serem extremamente territorialistas (ou seja, ter controle do local onde vivem é importante para sua sobrevivência), eles podem não se adaptar facilmente a uma nova casa e querer voltar para a antiga, em caso de mudança. Por isso, a adaptação deve ser feita aos poucos, cômodo por cômodo.

+ Seu cachorro faz xixi quando alguém faz carinho nele? Entenda o por que

Espero que tenham gostado desses mitos!

Um abraço,

Alexandre Rossi. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!