O xixi dos cachorros também possui a função de transmitir informações, por isso quanto mais odores num local, mais ele será atrativo para eles urinarem

Olá, amigos do Canal do Pet, tudo bem? Hoje vim falar um pouco sobre uma mania de cachorro que até quem não tem um conhece. 

A preferência em fazer xixi no pneu dos carros é uma mania de cachorro que pode até parecer cômica ou inexplicável. Mas o comportamento que se torna muito irritante, já que as rodas dos veículos acabam enferrujando depois de receber tanta urina, possui uma explicação. 

Uma mania de cachorro muito conhecida é o xixi no pneu dos carros
shutterstock
Uma mania de cachorro muito conhecida é o xixi no pneu dos carros


O motivo da “preferência”

Quando o automóvel se movimenta, os pneus passam por locais com um monte de cheiros, que ficam impregnados na borracha. Para nós, seres humanos, isso não faz nenhuma diferença. Mas, para os cães, que em determinadas raças podem chegar a ter 300 milhões de células olfativas, um pneu de carro é um verdadeiro espetáculo de cheiros. 

Além disso, considerando que urinar funciona para os cães como uma forma de comunicação, ao sentirem tantos cheiros diferentes, eles (especialmente os machos) são atraídos de forma quase irresistível a fazer um xixi na roda do carro, para também deixar as suas informações.

Dá para acabar com este comportamento?

Em geral, este comportamento só causa aborrecimentos quando o cão fica na garagem da casa ou tem livre acesso ao local onde estão os carros. É mais usual em machos, já que eles têm o instinto de marcar locais com urina com uma frequência maior do que as fêmeas.

A forma mais eficaz de extinguir esta atitude seria impedir que o peludo ficasse perto do carro, para evitar a tentação de cheirar e de fazer um xixi em seguida. Mas, para muitos tutores, não há como implementar essa mudança: o local onde o cão fica é o mesmo onde o carro é deixado.

Mesmo assim algumas providências podem ser tomadas e ajudam na solução da questão. Uma delas é deixar o pneu menos legal para fazer xixi. Às vezes, uma garrafa pet, que atrapalha a movimentação na frente do pneu, pode já inibir o comportamento. Um pedaço de madeira com dupla face na frente do pneu para impedir a voltinha também pode dar certo.

via GIPHY

Outra providência é treinar o cão para fazer as necessidades em local determinado. Para tanto, facilita muito delimitar essa área com jornal ou tapete higiênico, que absorve o xixi rapidamente. É importante que esse ambiente seja confortável para o cão utilizá-lo como “banheiro”, ou seja, de fácil acesso, ao abrigo de sol, frio ou chuva, e longe da cama e potes com comida.

Escolhido o espaço onde será o banheiro, é importante incentivar o cão a usá-lo . Como fazer? Recompensando-o sempre que ele fizer ali. Fica mais fácil ter essa oportunidade estando com ele no local após uma refeição, logo ao acordar ou depois de brincar, situações em que os cães costumam ter mais vontade de urinar.

Além disso, no caso dos machos, uma dica bacana é deixar algum objeto alto, como um cone de plástico, para que eles tenham algo para levantar a patinha e mirar, como se fosse um poste.

Finalmente, existem produtos próprios para eliminar odores de urina, à venda em lojas especializadas, que devem ser utilizados nos pneus para que eles não fiquem tão atrativos para o cachorro. Há ainda outros que são repelentes, ou seja, o odor da roda não ficará mais tão motivador.

Assim, essa mania de cachorro chata será extinta e ficam todos felizes: tutores que querem proteger as rodas e os animais, que precisam de um local para fazer o seu xixi.

Um abraço a todos,

Alexandre Rossi. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.