Ensine o cachorro a ficar parado

Ter um cão que entende os comandos é de suma importância para a qualidade de vida dele, pois o integra melhor à sociedade e à família, melhorando a comunicação entre todos e aumentando também a segurança do pet.

Ensinando o comando “fica”

No treinamento de obediência, o “fica” tem muita utilidade, pois mostra ao cão que ele deve permanecer nessa posição até que o tutor finalize o comando, estimulando um melhor entendimento do animal quanto aos comandos de obediência.

Spring Fed Images/Unsplash

Pela segurança do animal

Um exemplo prático é utilizar isso para um cão que sempre sai pela porta numa situação em que os tutores recebem uma visita em casa, obrigando-os a correr atrás dele ou deixá-lo preso em outro cômodo.

Susan Spensley/Pixabay

Local do treinamento

No início, é muito importante o ambiente em que será iniciado o treinamento. Em casa, nesse caso, é o ideal, já que uma praça ou uma rua apresenta dezenas de estímulos ao cão, podendo fazer com que a atenção dele ao treinamento seja reduzida.

Cachorro calmo ou agitado

Alguns comandos de obediência apresentam um resultado melhor dependendo do nível de agitação do cão. Se ele estiver acostumado a acompanhar a matilha, então, treiná-lo em momentos de calma pode ajudar a obter um resultado mais satisfatório.

Tipo de recompensa

Ter algo que o cãozinho goste muito ajuda bastante para um melhor resultado dos treinos. Esses agrados podem ser petiscos, ração ou brinquedos, é interessante usar o que mais agrade ao pet no momento.

Nível de treinamento que o pet se encontra

Para iniciar o treinamento do comando, é essencial que o cão já saiba alguns outros, como o “senta” (clique no link) e o “deita”. Cães que já vêm sendo treinados com comandos de obediência assimilam melhor a introdução de novos aprendizados.

Para iniciantes

Em caso de cães iniciantes nos treinos, é de extrema importância não puni-los, pois pequenos erros podem acontecer e o ideal é que você valorize os acertos recompensando o pet, para que a atenção dele e a empolgação com os treinos se mantenham.

Passo a passo para o treino do “fica”

Verificar todos os itens: estar em um ambiente tranquilo, com o cão calmo e com a recompensa preparada.

Jared Gorski/Unsplash

Indo aos poucos

Com o cão na posição desejada (sentado ou deitado) e com a palma da mão estendida, pronuncie o comando “fica” e comece a se distanciar muito pouco do cão (um passo, preferencialmente).

Beth Hope/Unsplash

Mantenha a pose

Enquanto se distancia, mantenha a mão estendida e pronunciando o comando. Aguarde poucos segundos (de dois a três, inicialmente), ainda mantendo o gesto com a mão estendida. Retorne ao cão, elogie-o e o recompense somente após chegar até ele.

Vá aumentando o treino

É muito importante evoluir o treino gradualmente, se distanciando levemente, ficando pouco tempo distante e somente recompensando quando chegar ao cãozinho, para evitar que ele saia da posição antes de finalizar o comando.

Ter paciência é fundamental

Fica muito perceptível que o animal evolui rapidamente quando há uma constância nos treinos e ele começa a gostar de praticar, melhorando assim a comunicação entre o humano e o pet, e provendo mais qualidade de vida a ambos.