Comando para cachorro? Confira algumas dicas para ensinar o "fica"

Educar o cachorro não é condicionar, mas sim uma forma de melhorar o convívio do animal com toda a família

Ensinar comando para cachorro é de grande importância para o treinamento do cão . O "fica" está entre a lista dos principais, por isso daremos algumas dicas para você poder fazer isso em casa. 

O comando para cachorro é muito importante
Foto: Reprodução Pinterest
O comando para cachorro é muito importante

Ter um cãozinho bem treinado e que entende o comando para cachorro é de suma importância para a qualidade de vida dele, pois o integra melhor à sociedade e à família, melhorando a comunicação entre todos e aumentando também a segurança do pet com aqueles que fazem parte do seu convívio.

+ Como melhorar a comunicação com o animal de estimação

No treinamento de obediência, o “fica” tem muita utilidade, pois mostra ao cão que ele deve permanecer nessa posição até que o tutor finalize o comando, estimulando um melhor entendimento do animal quanto aos comandos de obediência. Um exemplo prático é utilizar o isso para um cão que sempre sai pela porta numa situação em que os tutores recebem uma visita em casa, obrigando-os a correr atrás dele ou deixá-lo preso em outro cômodo.

O “Fica” pode parecer fácil a princípio, mas depende de alguns fatores que devem ser verificados antes:

Local do treinamento

No início, é muito importante o ambiente em que será iniciado o treinamento. Em casa, nesse caso, é o ideal, já que uma praça ou uma rua apresenta dezenas de estímulos ao cão, podendo fazer com que a atenção dele ao treinamento seja reduzida.

Se o cachorro está calmo ou agitado

Alguns comandos de obediência apresentam um resultado melhor dependendo do nível de agitação do cão. Se ele estiver acostumado a acompanhar a matilha, então, treiná-lo em momentos de calma pode ajudar a obter um resultado mais satisfatório.

Tipo de recompensa

Ter algo que o cãozinho goste muito ajuda bastante para um melhor resultado dos treinos. Esses agrados podem ser petiscos, ração, brinquedos etc.

+ Ignorar pode ser uma grande arma na hora de educar o cachorro

Nível de treinamento que o animal se encontra

Para iniciar o treinamento do comando, é essencial que o cão já saiba alguns outros, como o “Senta” e o “Deita”. Cães que já vêm sendo treinados com comandos de obediência assimilam melhor a introdução de novos aprendizados.

Em caso de cães iniciantes nos treinos, é de extrema importância não puni-los, pois pequenos erros podem acontecer e o ideal é que você valorize os acertos recompensando o pet, para que a atenção dele e a empolgação com os treinos se mantenham.

Confira um passo a passo para o início do treino do comando “Fica”

  • Verificar todos os itens acima: estar em um ambiente tranquilo, com o cão calmo e com a recompensa preparada.
  • Com o cão na posição desejada (sentado ou deitado) e com a palma da mão estendida, pronuncie o comando “Fica” e comece a se distanciar muito pouco do cão (um passo, preferencialmente).
  • Enquanto se distancia, mantenha a mão estendida e pronunciando o comando.
  • Aguarde poucos segundos (de dois a três, inicialmente), ainda mantendo o gesto com a mão estendida.
  • Retorne ao cão, elogie-o e o recompense somente após chegar até ele.

É muito importante evoluir o treino gradualmente, se distanciando levemente, ficando pouco tempo distante e somente recompensando quando chegar ao cãozinho, para evitar que ele saia da posição antes de finalizado o comando.

+ Sabe o que é "clicker"? Conheça esta poderosa ferramenta para o adestramento

Como falamos, no treinamento de comando para cachorro ter paciência é fundamental. Aos poucos, fica muito perceptível que o animal evolui rapidamente quando há uma constância nos treinos e ele começa a gostar de praticar, melhorando assim a comunicação entre o humano e o pet, e provendo mais qualidade de vida a ambos.