10 bons alimentos para dar ao seu pet

Pode começar hoje mesmo e sem medo!

Abóbora

Rica em diversas vitaminas, proteínas, potássio, carboidratos, magnésio e fósforo, a abóbora pode ser oferecida sem preocupação, desde que esteja sem casca e cozida próxima do ponto de purê. Pode ser oferecida em cubos ou tirinhas.

Nikolaeva Nastia/Pexels

Banana

Rica em potássio, a banana é uma ótima fonte de energia e conta com fibras probióticas que ajudam na digestão e no sistema de defesa do organismo. Pode ser oferecida no máximo uma banana por dia, de preferência um dia sim e um dia não.

Batata

Geralmente é indicada para cães que estão começando uma alimentação mais saudável. Por ter bastante carboidrato, a quantidade deve ser limitada. Mas outras propriedades, como vitaminas do complexo B e C, são muito valiosas e ajudam na manutenção dos músculos, ossos e dentes.

Instagram/%40jumpforjoysf

Brócolis

Super indicado para animais de estimação, principalmente para os idosos ou os que precisam para perder peso. Isso porque as propriedades (cálcio, zinco, ferro, vitaminas B1, B2, B6, C e A) ajudam no controle da pressão arterial e trazem uma sensação de saciamento.

Cenoura

Além de ser rica em vitamina A, a cenoura ainda tem vitamina C, K, complexo B, potássio e betacaroteno. Ajuda a equilibrar o organismo do animal, limpa os dentes e melhora a mastigação. O recomendado é servir sem casca e bem cozida, sem adição de sal ou qualquer outro tempero.

Samson Katt/Pexels

Chuchu

Se o cão está acima do peso a solução é simples: elimine todos os tipos de snacks e petiscos e substitua por chuchu. Rico em fibras e diversas vitaminas, o legume faz o papel de agradar o cão e ajuda a melhorar a digestão.

Instagram/%40jumpforjoysf

Inhame

Rico em fibras e com pouca gordura, também é uma ótima opção para os cães em dieta. Para cozinhá-lo, basta tirar a casca e esperar amolecer bem. A forma como será servido vai da preferência do tutor.

Reprodução/flickriver

Maçã

Um fator que conquista os cães (e humnos também) é a crocância da maçã. É preciso ter muito cuidado na hora de servir. Jamais deixe o cabo e as sementes. O indicado é que ela chegue até o animal com casca e em cubinhos. Dessa forma só haverá benefícios como imunidade alta e glicemia regulada.

Scott Cromwell/Flickr

Manga

A manga serve basicamente para manter o animal jovem por mais tempo; ou seja, ela previne o envelhecimento precoce e ajuda a manter os tecidos conjuntivos. Tudo isso graças ao elemento carotenoides que tem ação antioxidante. Sirva sem casca e sem caroço.

Chico Fireman/Flickr

Pera

A forma de servir a pera é a mesma da maçã: retire o cabo e a semente e corte em cubinhos com casca. A fruta é rica em B1, B2, C, A e niacina, o que fortalece o sistema imunológico e o intestino.

Nathalie De Boever/Pexels

Lembretes importantes

Esses alimentos são uma ótima forma de substituir petiscos industrializados e continuar agradando o pet. Lembre-se sempre de NÃO acrescentar temperos no preparo e SEMPRE retirar as sementes das frutas. Antes de tomar qualquer decisão em relação a dieta do animal, procure um veterinário de confiança.