Ensine o cachorro a sentar

Para muitos tutores pensar em ensinar truques para os cachorros parece ser quase impossível, o que faz com que muitos nem tentem. Mas não é bem assim!

Como treinar o comando "senta"

O primeiro passo para ensinar qualquer comando ao cão é ter em mãos um "prêmio". Pode ser um petisco, uma fruta ou legumes que ele gosta muito e até mesmo a ração. A melhor escolha é sempre a que chama mais atenção do bichinho.

Edson Torres/Unsplash

Apenas adequando

Não há quem ensine um cão a sentar ou deitar. Eles já fazem isso sozinhos. O que nós fazemos é treiná-los para que eles façam isso ao receber um comando.

O primeiro passo

Com o "prêmio" em mãos, mostre-o para o pet e ganhe a atenção dele. Então, levante o petisco, por exemplo, na altura da testa do animal. Isso faz com que a posição fique desconfortável, e o cachorro precise sentar para conseguir alcançar o petisco. Junto com esse movimento, diga "senta".

Alondra Pavon/Unsplash

A repetição leva ao sucesso

Repita essa ação quantas vezes forem necessárias. Mesmo que o pet tenha feito o comando "senta", ele ainda não está familiarizado com o truque. Após realizar algumas vezes o movimento ele acaba assimilando a qual movimento a palavra "senta" se refere.

Dedicação e paciência

Essa tarefa é relativamente simples, exigindo apenas uma boa dose de dedicação e paciência, já que os cães não aprendem nada de uma hora para a outra. Lembre de respeitar o tempo do cão e não forçar a exaustão!