Como ensinar o comando "junto"

Passear com o cachorro é muito prazeroso e divertido, além de saudável. Contudo, muitos cães se empolgam demais e acabam puxando muito o tutor que se sente “rebocado” pelo pet. Para ter um passeio mais tranquilo, o comando “junto” pode ser muito útil.

Por que eles puxam tanto

Os cães acreditam que são os líderes da matilha e querem passear se acordo com a própria velocidade e tomada de decisões. É importante que ele entenda que está na companhia do tutor e que ele é o líder. Assim ambos terão um passeio mais divertido e tranquilo.

Pixabay

Técnicas e acessórios

Existem algumas técnicas que podem ajudar a melhorar o passeio, que podem variar dependendo da raça, tamanho e quantidade de energia que o cachorro tem. Escolher a coleira ideal também é muito importante para termos o passeio desejado.

O comando “junto”

Esse comando é considerado um dos mais importantes de obediência a ser ensinado ao cão, ajuda o tutor a conduzir de forma mais satisfatória os passeios com o pet. Quando ensinamos esse comando, estimulamos o animal a andar ao nosso lado, tendo assim um passeio mais tranquilo para ambos.

Escolha um local adequado

No início, o local onde vai ser iniciado o treino deve ser tranquilo, evitando estímulos que possam distrair o seu cachorro.

Comandos básicos

É importante que o seu cão já saiba alguns comandos de obediência. O comando “senta” será muito útil nesse momento.

Peça para o pet sentar

Com o cão ao seu lado, já com a coleira e guia, peça a ele para sentar.

Uma única palavra

Dê um passo à frente, dando uma batidinha com as mãos em sua própria perna, falando apenas uma vez a palavra “junto”.

Recompense pela obediência

Quando o cão sair da posição e voltar novamente para o seu lado, recompense-o com algum petisco que ele goste.

Continue até que ele acostume

Repita esse passo por algumas vezes, para que o cão comece a entender que sempre que você estiver utilizando o comando “junto”, se ele ficar ao seu lado, será recompensado.

Aumente o nível aos poucos

Quando perceber que ele já compreendeu o comando, comece a aumentar a dificuldade, alternando a velocidade da caminhada e fazendo com que ele o acompanhe em curvas, sempre utilizando o gesto de dar “uns tapinhas” na lateral da perna, pronunciando a palavra “junto”.

Devagar se vai ao longe

Assim como em todo treinamento de comandos de obediência, é importante ter muita paciência com o seu amigo, valorizando os acertos. Com o tempo, ele vai tirar de letra o “junto” e muitos outros.