5 dicas para o passeio com o pet

Parte da responsabilidade – e da alegria – de se ter um cachorro de estimação é levar o pet para passear. Além de fazer bem para a saúde física e mental do pet, é bom também para o tutor e aumenta o vínculo entre eles. Por isso, nada melhor do que tornar esse momento o melhor possível.

Um bom momento para socializar

Os passeios são uma grande oportunidade para que seu cão socialize. Isto deve ser feito de maneira calma e segura. Além de ser muito útil, pois ajuda a formar o caráter do pet.

Fritz Dela-Cruz/Pexels

Controle o tempo do passeio

Uma das maneiras de tornar a caminhada do pet mais confortável é controlando o tempo que o passeio irá durar. A dica é que o tutor primeiro faça caminhadas curtas, para que o pet comece a se exercitar sem ficar estressado. Com o tempo poderá, gradualmente, aumentar o tempo e estabelecer um cronograma para que ele se acostume com isso.

Maksim Gonchareno/Pexels

Certifique-se de levar todo o necessário

Pode parecer obvio, mas antes de levar o cão para passear, deve-se ter certeza de que se tem tudo o que é preciso, não importa o tempo que a caminhada vai demorar. É recomendado levar a coleira com os dados de contato do pet, a guia para evitar que ele fuja e uma bolsa para recolher as necessidades do animal.

Megan (Markham) Bucknall/Pexels

Acalme o cachorro antes de sair

Quando chega a hora do passeio, os cães sentem que o tempo está se aproximando e ficam ansiosos. Para relaxar o pet, é indicado que o tutor só o coloque a frente quando ele estiver mais calmo, caso contrário, a ansiedade pode voltar durante a caminhada. Isto também o ajudará a se acostumar ao fato de que, se ele quiser sair, primeiro é preciso ter calma - não se pode andar com um cão agitado.

Maksim Gonchareno/Pexels

Dicas durante o passeio

Tente iniciar a caminhada em uma área tranquila e, se possível, mantenha assim até o fim. Evite gritar com o cachorro quando quiser que ele mude de direção, evitando também ser puxado pelo cão.

Gustavo Fring/Pexels

O comportamento do tutor afeta o cão

Mantenha a calma, isso será transmitido ao cachorro. Para fazer isso, você deve caminhar de maneira tranquila e descontraída. Se seu cão está com problemas ao caminhar, isto pode ser devido à falta de costume ou porque ele está sofrendo com um alto nível de estresse.

Bruno Cervera/Pexels