Petiscos funcionais oferecem inúmeros benefícios à saúde, diz veterinária

Os aperitivos especializados para cães auxiliam no desenvolvimento dos animais e aumentam a absorção de nutrientes

Petiscos funcionais para cachorros oferecem nutrientes e trazem inúmeros benefícios, diz veterinária
Foto: Divulgação
Petiscos funcionais para cachorros oferecem nutrientes e trazem inúmeros benefícios, diz veterinária


Um dos segmentos que mais cresceu dentro do setor pet no último ano foi o de alimentação, o que representa 50% das vendas, de acordo com uma pesquisa publicada pelo Instituto Pet Brasil. No entanto, isso não significa que os tutores estejam vigilantes acerca da tabela nutricional dos itens alimentícios. A médica veterinária Marina Tiba* explica que a maioria dos produtos disponíveis no mercado não apresentam nenhum valor nutricional.

“Esses petiscos, que normalmente são oferecidos como recompensas, tendem apenas a colaborar com o ganho de peso quando são oferecidos de forma indiscriminada”, pontua. 


Como solução, a especialista sugere a implementação de petiscos funcionais na dieta dos cães, pois são ricos em vitaminas, aminoácidos, probióticos e outros componentes salutares para os pets. Ela diz que os petiscos funcionais são pensados para atender cada animal de forma personalizada, de acordo com a fase da vida ou condição dos animais.

"Por exemplo, temos aqueles específicos para filhotes com o intuito de agregar vitaminas próprias para o desenvolvimento saudável desse cãozinho. Também temos aqueles para cães que vivem em ambientes internos como apartamentos, esses, são ricos em probióticos que ajudam a melhorar a conversão alimentar, aumentando a absorção dos nutrientes da dieta fornecida e consequentemente reduzindo o volume e o odor das fezes”, completa Marina.

(Continue a leitura logo abaixo)

A veterinária ainda esclarece que a principal diferença entre o petisco funcional e o comum é a frequência em que podem ser oferecidos aos cães. Os primeiros podem ser consumidos diariamente, o que não é indicado para os segundos. Além disso, existem petiscos funcionais específicos para a necessidade de cada animal.

“Hoje, por exemplo, temos petiscos funcionais para embelezamento da pelagem e saúde da pele, para animais agitados e ansiosos, animais que tendem a engordar, animais com mau hálito ou problemas odontológicos, entre outros. Há bastante variedade. O principal objetivo é realmente atender o animal de forma personalizada e balanceada”, detalha. 

Uma alimentação balanceada influencia, inclusive, na saúde mental dos cachorros. Os animais de estimação também são afetados pelo estresse e podem, inclusive, ficar deprimidos. Isso não significa que a doença que acomete os bichos seja a mesma dos humanos, mas existe sim um mecanismo de defesa animal.

"isso faz com que ele passe a ter comportamentos como ansiedade, agressividade, latidos excessivos, falta de apetite, entre diversos outros, que são facilmente identificáveis e devem ser tratados”, afirma Marina. 

Sintomas como a apatia ou sobrepeso, por exemplo, muitas vezes são banalizados, mas podem ser associados a um transtorno de ansiedade. “Por isso, a visita regular ao veterinário é essencial, assim como observar o próprio comportamento com o animal, que somente desenvolve esse tipo de comportamento como consequência do comportamento do seu tutor”, diz. 

“Além de observar o animal e o comportamento dele, e levá-lo ao veterinário com frequência, é preciso inserir na rotina dele alguns hábitos simples que podem modificar esse quadro, como, por exemplo, a introdução de uma alimentação mais balanceada”, conta Marina.

*Marina Tiba é médica veterinária da Organnact.

** Beatriz Neves é estudante de jornalismo. É estagiária de Soft News do iG desde março de 2021 e já escreveu para as editorias Delas, Receitas, Turismo, Gente, Canal do Pet e Queer. É apaixonada por tudo o que envolve livros, cinema e música, principalmente os clássicos.