Muitos tutores que moram em casa enfrentam o problema do cachorro fazer buracos no jardim. Os animais que ficam soltos no espaço acabam estragando canteiros, matando plantas e atrapalhando o trabalho do jardineiro. Mas, porque isso acontece? Tem alguma for de resolver o problema? 

Leia também: Adestrador mostra como ensinar o cachorro a não pular nas visitas

De acordo com o adestrador André Almeida, do Adestramento Comportamental, a solução para os buracos no jardim feitos por cães pode ser simples. Isso porque o adestramento do animal não é a única opção, existem odores que podem acabar servindo como repelentes e produtos que podem acabar com a necessidade do cão de cavar. 

O cachorro que cava buracos no jardim pode ter diferentes motivos para isso
shutterstock
O cachorro que cava buracos no jardim pode ter diferentes motivos para isso


Mas, antes de qualquer coisa, é preciso entender a origem do comportamento. 

Por que alguns cães cavam buracos no jardim?

"Tem uma série de motivos que podem causar esse comportamento. Entre eles estão os comportamentos naturais dos cães, como o relacionado ao calor. Se a temperatura estiver muito quente, os cachorros podem cavar buracos para ficar com um local fesco, eles vão deitar na nova terra, colocar a barriga para se refrescar. Isso acontece quando o cão não tem uma área gelada para ajustar a temperatura corporal nos dias mais quente", explica André Almeida. 

Outra explicação para os buracos cavados no jardim pode ser a terra que foi utilizada no local. Geralmente, as terras compradas em lojas especializadas são adubadas, para que as plantas cresçam com mais saúde. O problema é que esse adubo costuma conter pó de osso , casca de ovo e outros componentes que chamam a atenção do cão pelo cheiro. 

Antes de tomar uma atitude, é preciso conhecer os motivos que levam um cão a cavar buracos no jardim
reprodução shutterstock
Antes de tomar uma atitude, é preciso conhecer os motivos que levam um cão a cavar buracos no jardim

Gasto de energia, tentativa de chamar atenção e necessidade da prática de caça são outros motivos podem levar o cão a cavar. 

Você viu?

Leia também: Adestrador mostra como treinar o cachorro para os comandos "senta" e "vem"

A solução para acabar com os buracos no jardim 

Existem diferentes caminhos para solucionar o problema, eles irão variar de acordo com a causa. No caso do calor excessivo por exemplo, disponibilizar um tapete gelado, que é vendido em lojas especializadas em animais, já resolve o problema da necessidade de se refrescar. 

Quando a causa é o gasto de energia ou a tentativa de chamar atenção, proporcionar mais atividades pode ser a saída. A quantidade e duração do passeio diário do animal podem estar erradas, é preciso ajustá-las. Brincadeiras com bolinhas e outros brinquedos em casa também ajudam. 

Para outros casos, a dica do adestrador do Adestramento Comportamental é deixar o local não atrativo. Para isso podem ser utilizados repelentes ou até mesmo pedras em cima da terra.

Leia também: Pet com problema de conduta? A terapia comportamental canina pode ser a solução

"Eu preparo um repelente caseiro feito de água com um pouco de vinagre. Por que o vinagre? A maioria dos cães não tem papila gustativa para o amargo, isso vai fazer com que o local fique desagradável para o cachorro, ele não vai se interessar mais por ali. Ele vai chegar, sentir o cheiro e sair", conta André. 

Confira todas as dicas do adestrador para acabar com os buracos no jardim no vídeo a seguir. Assista!


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!