Quem tem um ``CasCão´´ em casa sabe que a hora do banho se torna um verdadeiro pesadelo. Aqui, você vai entender por que alguns cães têm medo de banho e o que fazer para esse momento se tornar mais agradável.
O mau cheiro dos cães
Alguns cães podem passar a vida inteira sem tomar um único banho e mais: algumas raças nem ficam com cheiro tão ruim. Diferentemente de nós, humanos, o odor canino não vem do suor, mas sim dos pelos mortos. Assim, a escovação a seco pode ajudar no caso dos animais que morrem de medo de banho .
De qualquer forma, o banho deve ser dado por questão de higiene, porém, não se deve exagerar na frequência , pois, com isso, podemos até causar problemas de pele neles. O shampoo, junto com a água quente, tira a oleosidade natural da pele, podendo causar alergias.
O medo de banho
Em alguns casos, o banho vira uma verdadeira missão impossível, e é nessa hora que algumas pessoas cometem alguns erros graves, como, por exemplo, segurar o animal à força ou obrigá-lo a ficar no secador, entre outras coisas.
A melhor maneira de fazer o animal se acostumar com o banho é de forma gradativa, começando com o cão ainda seco, passando uma toalha nele e ligando o secador para que, assim, ele se acostume com o barulho.
O ideal é fazer isso quando ele ainda estiver seco, pois, se testar a reação dele quando estiver molhado, você será obrigado a secá-lo, sem ter a opção de acostumá-lo com o secador ou com a toalha. Esse momento dever ser associado a coisas gostosas, como petiscos e brincadeiras.
Quando seu peludo já estiver à vontade com esse processo, você já pode molhá-lo aos poucos, sempre associando o momento a coisas agradáveis .
Existem cães que adoram água, mas não gostam de banho. Isso pode acontecer se ele estiver relacionando a hora do banho com algo desagradável. Por exemplo, se o cão não gosta de cortar a unha, procure não fazer isso justamente na hora do banho, pois ele pode associar as duas coisas e ´´fugir´´ nas próximas vezes.
Atenção!
Em dias de calor, redobre os cuidados na hora de secar o seu peludo. O ar muito quente pode causar hipertermia (a temperatura do corpo fica mais quente do que o normal), o que pode afetar a saúde do animal e até matá-lo. É importante sempre verificar na mão se o ar do secador não está quente demais.
Vale lembrar que existem animais com problemas específicos de pele e que precisam tomar banhos periódicos, por isso, peça sempre a orientação de um profissional da área.
Seguindo todas essas dicas, será mais fácil lidar com o animal que tem medo de banho.