Já aconteceu de você estar na rua e, de repente, aparecer alguém andando com um cachorro bravo na calçada? Isso é muito comum, principalmente em pistas de corridas e parques, onde os pets são bem-vindos.
+Saiba tudo sobre o uso da focinheira em cachorros
Por isso, ser atacado por algum cachorro bravo não é impossível e é mais comum do que muitos pensam. Carteiros e motoqueiros costumam ser as principais vítimas desses cães e, apesar de parecer engraçado, pode ser bem perigoso. Fiéis e dispostos a defender os tutores, o cachorro pode atacar pelo simples instinto de defender seu território.
E se alguma vez a pessoa levar uma mordida ou for machucada pelo cão? Alguns passos podem ajudar a lidar com a situação:
O que fazer se eu for atacado?
O primeiro ponto é manter a calma. Independente do lugar em que foi atacado não tente revidar ou contra-golpear o cachorro, isso pode piorar muito a situação. Alguns veterinários e especialistas indicam que a pessoa pode tentar escapar, mas deve ter uma rota certeira para não correr o risco de ser alcançada pelo cachorro. A dica é procurar portas abertas ou locais visíveis que possuam estrutura para se esconder.
Mas e se eu não tiver para onde correr?
Ainda que você esteja calmo e tente correr de forma cautelosa, se não tiver como escapar o melhor é evitar movimentos bruscos, já que podem provocar o animal. Essa atitude impede que você leve algum tombo e impeça que o animal dê voltas ao redor do seu corpo. Se tentar correr, procure proteger sua cabeça e seu pescoço: o instinto dos cães faz com que eles circulem em volta da vítima a fim de mordê-la por trás.
+E se seu pet fugir? Use a placa de identificação para protegê-lo
E se a pessoa estiver com algum objeto nas mãos?
Se você estiver com algum objeto nas mãos, como uma mochila, uma pasta ou um pacote, coloque-o na sua frente para que este seja a primeira opção para o cão morder. Assim, ele não irá te atacar diretamente e suas pernas e braços sairão ilesos. Logo que ele avançar no objeto, faça pequenos movimentos para que a atenção do animal esteja o tempo todo no objeto, de forma que ele não parta para cima de você.
Fui mordido, e agora?
"Mesmo tomando todas as atitudes anteriores fui atacado. O que devo fazer?". Tente não entrar em pânico e não se mexer. Para não te machucar mais, procure não retirar o membro atacado de dentro da boca do cachorro. Aos poucos ele vai acabar soltando sem que você sofra ferimentos maiores, é só ter paciência.
O recomendado é que você junte os braços, tente proteger o pescoço e também esconda o rosto com as mãos. Isso é importante porque, se a mordida atingir uma veia do pescoço, por exemplo, pode reduzir as chances da vítima sobreviver.
+Cinto de segurança para pets é importante? Saiba tudo sobre o assunto
Tome cuidado com qualquer cachorro bravo na rua e evite manter muito contato visual ou fazer carinho em pets que você não conhecia antes. Alguns parecem fofos, mas podem ser mais ferozes do que você imagina.