Você provavelmente já flagrou seu cão correndo atrás do rabo, certo? É uma atitude bem engraçada e comum entre os exemplares da espécie, mas você já parou para pensar no porquê eles fazem isso? É preciso prestar atenção quando isso acontece e descobrir as razões por trás da ação, pois os cães não fazem nada sem um motivo específico.
Leia também: Psicólogo de animais: conheça tudo sobre essa nova área profissional
Segundo os veterinários e pesquisadores do assunto, existem diversos fatores que podem levar a essa atitude, que varia entre problemas de saúde e comportamento. É importante conhecer as possíveis causas e como proceder diante de cada situação. Sabendo lidar corretamente com o caso, dificilmente verá seu cão correndo atrás do rabo novamente.
Genética e idade
Alguns cães tem predisposição genética a comportamentos compulsivos, e perseguir o rabo é um deles. Quanto a isso, não tem solução uma solução específica já que o animal nasceu com isso. A melhor opção é consultar um veterinário.
A idade é outro fator que influencia bastante. Os filhotes, por exemplo, gostam de perseguir o rabo como forma de brincadeira. Já entre os idosos esses comportamento normalmente está relacionado a algum problema psicológico, como demência ou senilidade.
Falta de exercícios físicos e brincadeiras
Pets que não praticam exercícios físicos e brincadeiras tem tendência a ficarem entediados e com a energia acumulada. Uma das soluções que encontram para passar o tempo é correr atrás do rabo. Resolver esse problema é bem simples: leve seu cão para passear e brinque com ele por mais tempo.
Ansiedade
Correr atrás do rabo por causa de ansiedade normalmente se origina graças a um machucado ou irritação. No início, o animal persegue a cauda para acabar com o incômodo gerado pelo problema no corpo. Depois que se cura o comportamento não vai embora, pois está associado a uma sensação boa. O tratamento é bem mais difícil quando essa é a causa do problema. Passeios e brinquedos interativo com petiscos costumam ajudar.
Leia também: Cachorro bagunceiro: Saiba como lidar com esse temperamento
Machucados ou incômodos
Quando o animal está com algum machucado ou incômodo na região do ânus ou rabo, é normal que comece a persegui-lo na tentativa de se coçar. Nesse caso, é provável que o comportamento desapareça quando a enfermidade for curada.
Presa
Raças que tem o instinto de caça muito forte podem acabar desenvolvendo esse comportamento. Eles acreditam que o rabo é um tipo de presa, então correm atrás dele. Consulte o veterinário para saber como lidar com o comportamento.
Chamar atenção do dono
Cães que brincam pouco ou não interagem tanto com os donos desenvolvem outras maneiras de chamar sua atenção, como correr atrás do rabo. Então, sempre que se sentir carente terá esse comportamento. Se perceber que ele faz isso para atrair sua atenção, experimente ignorá-lo. Não fale, olhe ou toque nele. Com o tempo irá perceber que a atitude não funciona e deixará de lado.
Causas médicas
Alguns problemas médicos podem fazer o cão perseguir a própria cauda. Pulgas e carrapatos, por exemplo, costumam ficam na região do rabo, pois é um local difícil de serem encontrados. Esse comportamento também tem sido atribuído a casos de epilepsia, embora sejam bem raro. Em situações basta tratar o problema de saúde.
Solucionando o problema
Para alguns cães, o comportamento irá desaparecer com o tempo, principalmente se receberem bastante atenção e gastarem energia. Mas, em outros casos, é necessário ajuda de profissionais para interromper o hábito.
Leia também: Comportamento canino: por que os cães viram a cabeça para o lado?
Caso o comportamento se torne mais frequente e persista por mais tempo, leve o pet ao veterinário. Será feito vários testes de diagnósticos para descobrir se trata-se de um problema neurológico, na própria cauda ou alergia. Num geral, lembre-se de jamais ignorar seu cão correndo atrás do rabo , pois sempre significa alguma coisa.