Cachorro fez xixi na cama, e agora?

Acontece e dá para resolver

Pode ser bem desanimador quando se percebe que o cachorro fez xixi na cama, principalmente se for na sua. Esse é um problema que acontece mais com filhotes e idosos, mas nenhum pet está livre disso e é importante saber educar antes mesmo que isso aconteça.

Isabela Kronemberger/unsplash

Não precisa brigar

É chato, mas antes de brigar com o pet, ou mesmo adestra-lo, tente descobrir os motivos que causam esse comportamento.

Jeff Klugiewicz/Pixabay

Por que meu cachorro urina na cama?

O cachorro pode estar urinando por estar ansioso, com medo, marcando território, quando detectam que há alguma fêmea no cio ou mesmo alguma doença.

shutterstock

A ansiedade e superexcitação

No caso da ansiedade, pode ser motivado pela separação com o dono, enquanto a superexcitação por fortes emoções como brincadeiras, passeios ou a chegada do tutor em casa.

Problemas urinários

O mais grave, existe a chance de o animal estar com problemas urinários. Essa opção não deve ser descartada. Se mesmo depois de treinado ele continuar fazendo onde não deve, o certo é marcar uma consulta com um médico veterinário.

reprodução shutterstock

O problema não foi identificado?

Caso não seja nenhum dos motivos citados, a má educação deve ser a explicação. Animais que não foram treinados quando filhotes tendem a fazer xixi em qualquer lugar, pois acreditam que a casa inteira é território dele. Nesse caso, o adestramento costuma resolver.

Como solucionar o problema

A maneira correta de treinar um cão é com o uso de recompensas e reforço positivo. Gritos, brigas e punições não resolvem nada, sobretudo se o mau comportamento for motivado por doença ou idade avançada.

Pegando no ato

Caso veja o cão no momento em que ele estiver urinando no colchão, peça para que o pet saia, com calma e jamais brigue ou bata. Chame para brincar ou dar um passeio para distrair. Somente depois limpe a área suja. Tire totalmente o cheiro, para que não haja estímulo para que volte a fazer xixi ali depois.

Escolhendo um banheiro

Escolha um local adequado onde ele possa fazer xixi, colocar um tapete higiênico próximo da cama ajuda bastante. Alguns tutores jogam um pouco da urina para que o cão entenda, mas o tapete já tem um odor que atrai o animal. Não esqueça de trocar o tapete diariamente.

A hora certa

É importante saber os horários em que o cão costuma fazer xixi, para evitar surpresas. Leve-o para passear ou até o ‘banheiro’ para que ele faça no lugar certo. Indicado fazer isso especialmente à noite, antes de dormir.

Dê carinho, mas sem mimar demais

Para que o adestramento funcione bem, o animal deve receber recompensas e reforço positivo, mas não ser tratado como um bebê. O comportamento do tutor faz grande parte do comportamento dos cães. Humanizar demais o pet pode confundir e fazer com que ele pense que é o líder da casa.

Devagar se vai ao longe

O adestramento perfeito precisa de paciência, calma, determinação e muita recompensa. Nessa fase, tente limitar também o acesso do pet à cama e sofás. Só assim os dias de cachorro fazendo xixi na cama ficarão para trás.

Quer entender um pouco mais sobre reforço positivo?

Tem problema dormir com o cachorro?

Kristina Petrick/unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação