Questões de saúde
Se o tutor é do tipo que tem o costume de dormir junto com o pet, talvez seja melhor tomar alguns cuidados, pois essa prática pode trazer problemas de saúde para ambos.
É muito comum que os cachorros durmam na cama com os tutores, mesmo pets que têm as próprias caminhas acabam tomando conta da cama dos humanos. Pesquisas já revelaram que mais de 55% dos cães no Brasil dormem dentro de casa e 23% dividem a cama com os tutores.
Se o tutor é do tipo que tem o costume de dormir junto com o pet, talvez seja melhor tomar alguns cuidados, pois essa prática pode trazer problemas de saúde para ambos.
Dormir junto ao cachorro pode ser a porta de entrada para doenças respiratórias, sendo que também favorece a transmissão de pulgas, micoses e carrapatos, que podem ser bastante inconvenientes.
Acostumar o cachorro a dormir na cama pode também ter outro ponto negativo: ele pode passar a recusar dormir de qualquer outra maneira se algum dia o tutor precisar sair ou não quiser que ele durma na cama.
Ao deixar o pet dormir junto, o tutor estará exercendo uma influência no comportamento dele, que faz com que ele se sinta cada vez mais no comando da casa. Outros problemas podem ocorrer quando o cão se tornar idoso, pois se ele tiver quadros como incontinência urinária ou diarreia, com certeza irá sujar a cama.
Se mesmo assim o tutor achar que o melhor é dormir junto ao pet, algumas dicas podem ser úteis para fazer com que a experiência seja a melhor possível.
Dê banhos semanais no cachorro e troque a roupa de cama com bastante frequência, principalmente se o animal soltar muito pelo.
Tenha certeza de que as vacinas do cachorro estão em dia e aplique o vermífugo com frequência. Todas as vezes em que passearem na rua, limpe as patas antes de deixá-lo subir na cama.