Como usar o tapete higiênico: um benefício para o cão e para o tutor

Os tapetes facilitam o processo de ensino e possuem rápida absorção para os resíduos, ao contrário dos jornais

Foto: Reprodução/Shutterstock
Tapete higiênico só possui vantagens em relação ao jornal

Muitos tutores não dispõem de tempo para levar os cãezinhos para passear mais de uma vez por dia para que o cachorro possa fazer suas necessidades. O resultado disso pode ser encontrar xixi no tapete da sala, no sofá ou em tantos outros lugares pela casa. Na tentativa de solucionar esse problema, muitos pais e mães de pet utilizam jornais para que o pet faça as necessidades. Contudo, mesmo sendo um material muito mais acessível, o uso de jornal não é adequado e ainda pode ser prejudicial ao cachorro.

Ensinar o pet a fazer as necessidades fisiológicas em um local adequado é um dos principais processos de adaptação de um pet. E, para isso, o tutor deve ter tempo e, principalmente, paciência para criar essa rotina e os tapetes higiênicos são grandes aliados nessa tarefa.

Como ensinar o cachorro

Foto: Reprodução/Shuttersock
Ensinar o animal a fazer xixi no lugar certo é uma das formas de melhorar a relação entre cachorro e dono

O ideal é que o pet seja educado para usar o tapete desde cedo, se possível, ainda filhote. Para os cães é comum “liberar” em qualquer lugar, por isso, é importante que o tutor esteja disposto a ensiná-lo e o compreenda quando esse processo falhar.

É importante regrar a alimentação do cachorro e, após isso, incentivar atividades, como exercícios leves, para que o organismo do animal comece a trabalhar. Defina um bom lugar para colocar o tapete, que deve estar em um ambiente seco e afastado do local onde ficam a água e comida do pet. Um atrativo odorífico também ajuda o cachorro a identificar que aquele é o lugar certo para fazer suas necessidades.

O indicado é que, durante o processo de adaptação, o tutor leve o cãozinho até o tapete higiênico e o indique que aquele é o local ideal e, sempre que o cachorro corresponder, ele seja recompensado com um agrado, como mostrar ao pet que sente orgulho dele. Eles aprendem muito mais rápido dessa forma do que quando são repreendidos.

As aulas de adestramento para necessidades no lugar certo devem ser feitas próximas ao horário de alimentação do cão. Quando o tutor entender que o pet está dando os sinais de que precisa utilizar o banheiro, é a hora de leva-lo ao tapetinho.


Vantagens do tapete em relação ao jornal

Foto: Reprodução/Shutterstock
Os jornais não são tão uteis para os pets na hora de usar o banheiro

Os tapetes possuem muitas vantagens em relação ao uso do jornal. Entre os principais benefícios está a absorvição dos resíduos, quando o pet faz o xixi no tapete, todo o líquido é absorvido rapidamente, assim o odor é neutralizado e, com isso, o mau cheiro é mais facilmente eliminado. Além disso, o tapete também ajuda a identificar se o seu pet está bem de saúde pela cor da urina .

O tapete possui micropartículas que servem especificamente para neutralizar o mau cheiro, principalmente no caso dos machos, que têm o odor mais forte – que é usado para marcar o território. O tapete também possui um cheiro que atrai os cães, que já ajuda a evitar que eles façam as necessidades no lugar errado.

Sem alergias, isso é bom principalmente no caso dos filhotes que, por serem muito pequenos, podem encostar a barriga e suas partes íntimas no jornal quando vão urinar. O jornal, além de não ser próprio para isso, possui tinta e outros elementos químicos em sua composição, que podem causa alergia.

Além dos benefícios para o pet, o tutor também tem suas vantagens. Na hora de retirar o tapete usado, ele não suja as mãos. Os tapetes concentram toda a urina em uma parte impermeável que evita que o xixi tenha contato com as mãos. É só enrolar o material e descartá-lo em um local adequado.