Capivara é resgatada em creche e solta em área protegida
Reprodução/Divulgação
Capivara é resgatada em creche e solta em área protegida

A volta às aulas teve um visitante inesperado em uma creche no bairro da Engenhoca, em Niterói, nesta terça-feira (5): uma capivara . O animal, aparentemente saudável, foi resgatado por agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal e devolvido à natureza em uma área de Proteção Ambiental no Canal do Camboatá, localizado na Região Oceânica da cidade.

O resgate foi acionado por meio do número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), e seguiu o protocolo adotado pela Guarda Municipal para ocorrências com fauna silvestre. Segundo o subinspetor Jociley Neves, os agentes são treinados para lidar com diferentes espécies e adotam procedimentos específicos para cada caso.


" Atuamos sempre com foco no bem-estar do animal e na segurança da população. O Canal do Camboatá é uma das áreas escolhidas para reintegração de animais por oferecer as condições ideais para o retorno à natureza", explicou Neves.

De acordo com a Guarda Municipal, antes de serem reintegrados, todos os animais passam por uma avaliação física. Quando não apresentam ferimentos ou sinais de debilidade, são imediatamente devolvidos a seu habitat natural. Se necessário, o encaminhamento é feito a instituições parceiras, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) ou, no caso de serpentes venenosas, ao Instituto Vital Brazil.

A CMA reforça a orientação para que a população evite qualquer tipo de contato com animais silvestres, a fim de prevenir acidentes e minimizar o estresse dos bichos. Em situações como essa, o ideal é acionar imediatamente a Guarda Municipal.

Além das capivaras, as equipes ambientais de Niterói frequentemente realizam resgates de corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e até tamanduás. Todos passam por avaliação antes de serem encaminhados à soltura ou a centros especializados em reabilitação.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes