Capivaras tingidas de verde em represa argentina chamam atenção
Reprodução
Capivaras tingidas de verde em represa argentina chamam atenção

Imagens de capivaras cobertas por uma substância verde intensa no reservatório da represa de Salto Grande, na província de Entre Ríos, Argentina, viralizaram nas redes sociais, gerando surpresa e preocupação.


Publicidade

O tom esverdeado na pelagem dos animais está relacionado à presença de cianobactérias na água, um fenômeno comum durante o verão devido às altas temperaturas.

Um vídeo gravado por um turista mostra os roedores completamente tingidos pela substância, que aparenta ser oleosa e aderente à pele. O problema, segundo especialistas, não se limita apenas aos animais. De acordo com o jornal Río Uruguay, diversas praias da região foram interditadas para banhistas devido à contaminação.


Publicidade

A Comissão Administradora do Rio Uruguai (CARU) emitiu um comunicado alertando sobre a proliferação dessas algas microscópicas no rio Uruguai e seus afluentes. “Esse fenômeno, conhecido como ‘verdín’, costuma ocorrer durante o verão devido às altas temperaturas e pode se manifestar em diferentes corpos d’água”, informou a entidade.

O órgão ainda reforçou a importância de evitar o contato com águas de aparência esverdeada, turva ou com formação de espum a. “A melhor medida de prevenção é observar atentamente a água e a areia. Se a água apresentar uma coloração esverdeada, aspecto turvo ou acúmulos de material semelhante a espuma, recomenda-se evitar o contato direto”, alertou.

Até o momento, segundo fontes do Ministério do Meio Ambiente do Uruguai, não há registros de casos semelhantes na costa uruguaia. No entanto, a situação segue sendo monitorada devido ao risco ambiental que a proliferação das cianobactérias representa.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!