Cão idoso enfrenta urso selvagem na Califórnia, Estados Unidos
Zoe Cadman/Instagram
Cão idoso enfrenta urso selvagem na Califórnia, Estados Unidos


Durante a madrugada do domingo (15), um urso-negro  invadiu a casa de uma família em Monrovia, na Califórnia, Estados Unidos, e foi confrontado pelo cachorro idoso da residência enquanto os donos dormiam.


As câmeras de segurança da casa registraram o momento em que o animal entrou na sala de estar e não se intimidou com os latidos de Doodle, um cão de 17 anos, antes de seguir até a cozinha, onde revirou o local em busca de comida.

A tutora do cachorro, Zoe Cadman, chegou a gritar ao ver o urso dentro da casa, mas o animal continuou circulando pelo imóvel até sair por conta própria.

Vizinhos afirmaram que esse não foi o único episódio envolvendo o mesmo urso ao longo do sábado (14). Segundo eles, o animal invadiu outras residências na mesma rua, abrindo freezers, vasculhando cozinhas e até mergulhando em uma piscina.

Urso invadiu outras casas ao longo do dia

Alice Atkins, uma das moradoras afetadas, contou à CBS, que o urso entrou por sua janela por volta do horário do almoço e fez um banquete. “ Ele abriu o freezer, sem deixar nenhum arranhão, passou pelas pizzas e devorou a panceta e o bacon ”, relatou.

Tentativas de espantar o animal com panelas e barulhos não surtiram efeito. A polícia foi acionada, mas só conseguiram afastar o urso horas depois, utilizando panos embebidos em amônia.


 Aumento das aparições de ursos

Segundo o Departamento de Peixes e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW), é possível reduzir os riscos de  encontros com ursos adotando medidas simples, como não deixar lixo ou alimentos fáceis acessíveis e manter portas e janelas sempre trancadas.

A orientação do órgão é que todos os avistamentos sejam reportados para que especialistas possam avaliar a situação e, se necessário, tomar providências.

Nosso primeiro passo, se for um urso que está retornando à mesma área, é removê-lo ”, explicou Stephen Gonzalez, porta-voz do CDFW, à CBS. “ Aplicamos um tranquilizante e o relocamos para um local mais apropriado, geralmente dentro da floresta .”

Autoridades ambientais observam um pequeno aumento nas aparições de ursos desde o incêndio Eaton, que destruiu milhares de hectares de floresta em janeiro.

Desde então, moradores de cidades próximas às montanhas de San Gabriel, como Altadena, Pasadena e Burbank, também têm relatado a presença desses animais em áreas residenciais.

O CDFW reforça que encontros com ursos devem ser comunicados por meio do formulário de relatório de incidentes disponível no site do órgão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!