Um cachorro da raça Border Collie viralizou nas redes sociais ao aparecer salvando a vida de sua tutora. O vídeo publicado no Instagram alcançou quase 40 milhões de visualizações.
Jaime Simpson, dos Estados Unidos , havia posicionado o celular para capturar truques de seu cachorro, Echo, que tem o costume de subir em cima da geladeira. Durante a filmagem, no entanto, a mulher, que tem epilepsia, começa a apresentar sinais de convulsão, e o cão, mesmo a uma certa distância, percebe e tenta ajudá-la com os remédios preventivos.
Echo é treinado como cão de assistência para dar suporte e proteger sua humana em momentos de crise. Por isso, ao perceber que já era tarde demais para os remédios, ele se deitou sobre o corpo de Jaime para impedir que ela se machucasse. Segundo Jaime, sua crise durou cerca de 3 horas e o cão não saiu de cima de seu corpo mesmo quando os espasmos ficaram mais intensos.
“É bastante constrangedor postar isso, mas acho que é uma boa defesa da epilepsia”, escreveu ela na legenda. “Durante este vídeo, Echo trouxe medicação preventiva, mas era tarde demais. Uma ‘aura’ havia se apresentado e eu estava começando a entrar em uma convulsão. Echo latiu para alertar que uma grande convulsão estava acontecendo. Ele se deitou no meu corpo para evitar luxações”, detalhou a mulher.
“Durante as convulsões, não faço ideia do que está acontecendo. O Echo é a razão da minha segurança e independência quando estou sozinha ou em público. Minha convulsão ficou um pouco mais agressiva, mas ele ficou independente e estou orgulhosa dele”, explicou.
Nos comentários, os internautas se mostraram emocionados e admiraram o comportamento do animal de estimação. “Estou chorando! Não tenha vergonha menina, você é humana. Parabéns por ter um guarda-costas tão grande ao seu lado”, escreveu uma seguidora.
“Uau, este é um vídeo tão comovente. Echo é um filhote tão especial. Obrigado pela sua coragem em compartilhar esta experiência", disse outra pessoa.
"O fato de ele ter se deitado em cima dela e mantido suas mãos dobradas para que ela não pudesse rolar ou se machucar é simplesmente inacreditável... Não tenho nem palavras...", apontou uma terceira. "Ninguém está falando sobre como ele trouxe o medicamento para ela! Vocês estão de brincadeira? Nós absolutamente não merecemos cães", afirmou outra.
Jaime Simpson é certificada para treinar cães de serviço e compartilha diversos conteúdos em sua rede social sobre a rotina com a epilepsia e a importância dos animais de assistência, como Echo e Everest, sua outra cadela de assistência, da raça Golden Retriever .