Bandit foi adotada como pet, mas se tornou muito mais do que isso
Reprodução/Instagram
Bandit foi adotada como pet, mas se tornou muito mais do que isso

Os gatos são conhecidos por terem um “efeito relaxante”, especialmente quando se trata do  som de seus ronronados. Mas, quando se trata de animais de terapia ou assistência, o mais comum é que se pense imediatamente nos cães –  que são treinados especialmente para isso.

Porém, nada impede que os felinos sigam pelo mesmo caminho, e uma gatinha chamada Bandit é uma prova disso. Bandit vive na Austrália ao lado do tutor, Anthorr, e ganhou fama ao se tornar um animal de assistência para ajudar ao companheiro humano a lidar com sintomas de perturbação causados pelo Estresse Pós-Traumático e ataques de ansiedade.

Anthorr ficou com problemas psicológicos causados pelos seus vários anos trabalhando como policial nas fronteiras do país e como voluntário em serviços de emergência.

Quando se aposentou, ele decidiu adotar um animal de estimação e Bandit acabou se tornando muito mais do que isso. Quando chegou ao novo lar, a felina passou a acompanhar o tutor em suas consultas com a psiquiatra e, pouco tempo depois, a médica recomendou que ele encontrasse um animal de assistência para ajudá-lo a lidar com seus sintomas.

“Eu era do tipo que dizia: ‘Isso nunca vai acontecer comigo. Sou resiliente e forte'”, contou Anthorr ao ABC News. No entanto, reconheceu que precisava de ajuda.

Em vez de adotar um novo animal, ele decidiu que Bandit seria sua melhor companheira. O treinamento, por mais que a gatinha tenha mostrado uma personalidade única, com grande inteligência, são poucos os gatos considerados oficialmente como animais de assistência em todo o mundo.

Qualquer animal pode ser considerado como um animal de assistência, desde que siga as regras exigidas por lei. Além de se portar bem em público, o pet precisa saber como intervir quando “paciente” precisa de ajuda. Segundo Anthorr, Bandit se especializou em um tipo de terapia que usa seu pequeno corpo como forma de conforto.

“Ela sabe quando algo de errado está para acontecer”, disse ele. Sempre que sente alguma alteração de humor no tutor, a gata começa a esticar as patas pedindo atenção, como uma forma de distraí-lo.

Bandit já está registada como animal de assistência no país e Anthorr acredita que ela é a primeira gata a conseguir o certificado, entre milhares de cães. A gatinha é sua companheira inseparável, e está sempre ao lado do tutor em passeios por museus, lojas e até eventos como festivais de música.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o Canal do Pet  e mais destaques do Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!