O que significa o ronronar dos gatos?

Quem convive com gatos sabe que os bichanos costumam ronronar quando estão relaxados, como em momentos de carinho. E o som do “motorzinho” acaba sendo também relaxante para os próprios tutores. Mas o ronronar realmente significa que o gato está tranquilo?

O ronronado significa relaxamento?

Não exatamente! Os gatos ronronam em diversas situações, não apenas associadas a sensações boas. As fêmeas, por exemplo, ronronam intensamente ao dar à luz, quando estão tendo contrações que, certamente, são doloridas.

shutterstock

Dores e mal-estar

Gatos que estão com problemas de saúde podem se afastar, mantendo-se escondidos em algum canto e emitindo o som. Animais que sofreram lesões sérias também tendem a ronronar alto, devido à intensa dor.

Higor Prestes/Unsplash

Para que serve o ronronar?

Ainda não existem evidências que expliquem com certeza, mas cientistas especulam que a frequência do som produzido internamente possa ter alguma função de alívio ao desconforto físico.

Timo Volz/Unsplash

O ronronado pode ser um chamado

A pesquisadora Karen McComb analisou o ronronar dos felinos usado como uma forma de comunicação. Analisando gatos em diferentes situações, como quando querem comida, por exemplo.

Priscilla du Preez/unsplash

Um pet relaxado e um pet com fome

Após gravar 10 gatos diferentes em diferentes situações, ela pediu que 50 voluntários ouvissem as gravações e indicassem a diferença. A maioria conseguiu identificar que o ronronado de um gato pedindo comida soava mais urgente e menos agradável do que o de um gato relaxado.

Chalaphan Mathong/unsplash

A diferença

O pedido de comida tem um pico de frequência mais pronunciado, semelhante a um choro de criança, o que faz com que um ser humano tenha mais facilidade a entender esse “pedido”. O que sugere que o ronronar seja uma forma de o gato comunicar uma necessidade ou sensação.

Reprodução/ Shutterstock

Tudo depende do contexto

Para afirmar que um gato está relaxado e tranquilo, é importante prestar atenção no contexto da situação, verificando também outros comportamentos ou posturas corporais do pet. Isso pode ajudar a identificar alguma necessidade que precise ser atendida no momento.

Reprodução/ Shutterstock

Os sinais felinos

É importante saber que os gatos também são capazes de se comunicar com as pessoas por meios de expressões corporais e vocalizações, além do ronronar. Basta que saibamos ler esses sinais!

reprodução shutterstock

Sabe a diferença entre os diferentes miados dos bichanos?

Eles podem até latir, confira!

Pixabay/flutie8211

Entenda as posições na hora de dormir.

Até enquanto descansam os bichanos nos transmitem sinais, como confiança, afeto e possíveis problemas de saúde.

FreePik

O Canal do Pet está no Telegram!