Rambo ficou á beira da morte após ser atingido por estilhaços de foguete russo
Reprodução/Twitter
Rambo ficou á beira da morte após ser atingido por estilhaços de foguete russo

Um Pastor Alemão que foi gravemente ferido durante um ataque de misseis russos nas linhas de frente na Ucrânia está começando uma nova vida trabalhando em um departamento da polícia de Budapeste, na Hungria.

Rambo, de 3 anos, ficou à beira da morte após o ataque na província de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, em 2022. Ele foi salvo após passar por uma cirurgia de emergência, mas ficou parcialmente deformado devido aos ferimentos – metade de sua face foi mutilada por estilhaços.

Deixando seus dias de guerra para trás, Rambo agora está em treinamento com a polícia húngara, para trabalhar com pessoas com deficiência. Muito afetuoso, o cão está sendo socializado para trabalhar especialmente com crianças, idosos e pessoas com deficiência em manifestações policiais e instituições de reabilitação, segundo disse a tenente-coronel Maria Stein, da Polícia Metropolitana de Budapeste à Associated Press.

“Hoje em dia, infelizmente, acontece que as crianças zombam umas das outras porque usam óculos, porque usam aparelho, porque suas orelhas são estranhas ou o que quer que seja – porque são diferentes”, disse Stein.

Ela explica que ele trabalhará no programa de prevenção ao crime do departamento, para ensinar os jovens a serem mais tolerantes e respeitosos com as pessoas com deficiência ou diferentes: “Com o Rambo, talvez possamos sensibilizar um pouco essas crianças e mostrar a elas que, sim, ele está ferido, é diferente, mas pode fazer as mesmas coisas que os outros cães.”

O ataque do foguete russo explodiu pedaços do crânio de Rambo, danificou sua mandíbula e desfigurou gravemente sua orelha direita. Após sua cirurgia, ele foi levado para o oeste da Ucrânia antes de ser transferido para um centro de reabilitação no país vizinho por Violetta Kovacs, que dirige uma organização húngara dedicada a resgatar pastores alemães.

Kovacs lembra que Rambo precisava de ajuda imediata para sobreviver, passando por uma nova cirurgia para reconstrução da mandíbula. “Tivemos que operar novamente aqui na Hungria porque vários de seus dentes estavam causando muita dor por causa da lesão, o que exigiu intervenção imediata”.

Ele passou oito meses no centro de reabilitação onde sua mandíbula foi reconstruída, sua orelha direita amputada e vários dentes removidos.

Kovacs disse que Rambo passou por treinamento de socialização com outros cães, mas com as crianças seu amor foi imediato.

Rambo foi adotado por Gyula Desko, um tenente-coronel da Polícia Metropolitana de Budapeste, que lhe proporcionou treinamento extra e um lar.

“Trabalhar com ele requer mais paciência e mais atenção, pois não sabemos que tipo de problemas mentais seu ferimento na cabeça lhe causou”, disse Desko, mas Rambo é “tão aberto com as pessoas e as aceita, apesar de seus ferimentos e do choque que aconteceu com ele.”

Desko disse que a atitude indiscriminada de Rambo em relação às pessoas é o que o departamento de polícia espera que inspire mais pessoas a serem gentis e aceitarem as diferenças dos outros.

“Como um cão policial, pode-se ver através dele que você pode viver uma vida plena mesmo quando ferido, e pode ser um membro útil da sociedade e fazer coisas muito diversas”, disse Desko.

Para o tutor e treinador, a recuperação de Rambo é milagrosa e ele vem fazendo um ótimo trabalho e o descreve como “um cão muito amigável e de boa índole”

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

* Com informações do The Post.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!