O cachorro Wilson foi fundamental na busca pelas crianças desaparecidas
Reprodução/Twitter 10.06.2023
O cachorro Wilson foi fundamental na busca pelas crianças desaparecidas

As Forças Armadas da Colômbia anunciaram que as quatro crianças que estavam perdidas na floresta amazônica foram encontradas , mas lamentou que Wilson, um dos cachorros que foi fundamental na busca, agora está perdido. O animal já estava sumido desde quarta-feira (7) e a esperança era que ele estivisse junto dos pequenos, o que não foi constatado.

Wilson é um Pastor Belga e era um dos dez cachorros que participaram das buscas pelas crianças que duraram mais de um mês. Ele foi o primeiro a encontrar os vestígios iniciais que indicavam que os meninos poderiam estar vivos e perdidos perambulando em meio à mata fechada.

O cachorro foi solto por um dos integrantes das Forças Armadas a fim de sair em busca de mais pistas sobre o paradeiro das crianças e, apesar do treinamento, nunca mais voltou.

Segundo o site colombiano Cambio, este mesmo animal chegou a ficar desaparecido por várias horas há três semanas, mas voltou para o adestador com alto grau de desidratação e ferimentos leves. Ele passou alguns dias em observação com a ajuda de um médico-veterinário na base de San José del Guaviare e voltou à mata após receber alta.

Entenda o caso

As crianças, que são indígenas da etnia huitoto e irmãs, estavam em um avião que caiu no dia 1° de maio e levou à morte de três adultos. Um dos três corpos encontrados era da mãe deles. Outra vítima era um dos líderes da comunidade indígena. 

As buscas seguiram por Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos; Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9 anos; Tien Noriel Ronoque Mucutuy, de 4 anos; e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de 11 meses. O acidente ocorreu na província de Caquetá, localizada ao sul da Colômbia.

A aeronave que caiu era do modelo Cessna 206, decolou de Araracuara e tinha como destino a cidade de San Jose del Guaviare. Pouco depois da decolagem, o piloto informou ao centro de controle que estava com problemas no motor do avião e emitiu um alerta de socorro antes do veículo sumir dos radares.

O caso teve grande repercussão na Colômbia e, depois de 40 dias, as crianças foram encontradas com vida e alto grau de desnutrição. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse que encontrar as crianças é uma alegria para todo o país.

"É um grande presente para a Colômbia, um presente para a vida, nossos meninos cuidados pela selva", disse Petro em uma entrevista a jornalistas colombianos. Nas redes sociais, ele anunciou o resgate dos pequenos.

"Uma alegria para todo o país! As 4 crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas", escreveu o líder da Colômbia.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça!

Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!