Os cientistas do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), nos Estados Unidos, estão em busca de um novo método contraceptivo mais econômico e eficaz para as gatas a fim de controlar a alta natalidade principalmente das gatas que vivem soltas pelas ruas do mundo. De acordo com o estudo publicado pela revista Nature Communications, a utilização do hormônio anti-Mülleriano (AMH) (ou substância inibidora Mülleriana, MIS), que é crucial para a determinação do sexo no desenvolvimento fetal dos felinos domésticos, pode ser a saída para a descoberta.
Estima-se que existam cerca de 600 milhões de gatos espalhados pelo mundo e 80% deles vivem soltos pelas ruas, o que é prejudicial para a saúde dos animais e um risco para os animais selvagens que podem ser presas deles. Alguns lugares do mundo adotam a eutanásia de gatos saudáveis para controlar a superpopulação, o que é muito criticado pelas entidades em defesa dos animais.
Por este motivo, embora a esterilização cirúrgica seja o principal caminho do controle desses animais de estimação, existe uma necessidade de alternativas de contracepção permanente eficientes, seguras e econômicas.
"Relatamos evidências de que um único tratamento intramuscular com um vetor viral adeno-associado que entrega um transgene do hormônio anti-Mülleriano produz contracepção de longo prazo no gato doméstico", explicou parte do artigo.
Os testes feitos em ratos com esse hormônio AMH, associado a um vetor de vírus adeno-associado (AAV), puderam induzir a contracepção permanente em camundongos fêmeas adultas. As gatas já tratadas com esta terapia genética estão sendo acompanhadas há mais de dois anos e mostraram que o hormônio anti-Mülleriano não prejudica os esteróides sexuais nem o ciclo estral, mas evita a ovulação induzida pela reprodução, resultando em contracepção segura e durável.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!