Um veterinário emitiu um alerta urgente aos tutores depois que um filhote de cachorro de cinco meses ingeriu um brinquedo de cordas inteiro – desses comuns que muitos têm em casa - e ficou em estado grave.
Rango, da raça labrador retriever, precisou ter 70% de seu intestino delgado removido em uma cirurgia. O médico-veterinário de Connecticut, Sheldon Steinmetz, disse ao Mirror que “Rango foi tragicamente vítima de um brinquedo de corda abandonado que ele, quando filhote, decidiu comer”.
“Esta é uma das coisas mais devastadoras que um cachorro pode engolir; uma vez que o fio de corda entra no intestino delgado, é quase impossível que ele passe naturalmente”, continuou o veterinário, que acrescentou que o animal tinha uma expectativa de apenas 15% de chances de sobreviver.
Katie McCaul, especialista em nutrição, pede aos donos de animais que forneçam brinquedos mais seguros a seus cães. Ela explica que, o que parece um simples brinquedo, pode ser “mortal”.
"Você deve monitorá-los quanto a sinais de desconforto gastrointestinal, como vômitos, diarreia ou perda de apetite". Ela acrescentou: "Se você notar algum sintoma preocupante, entre em contato com seu veterinário imediatamente".
Após a cirurgia, a qual o cão escapou por pouco, Rango teve muitos problemas para comer, conseguindo se recuperar graças a uma solução alternativa, com um alimento mais digerível para ele.
O criador de Rango decidiu alimentá-lo com ração à base de insetos , conseguindo resultados promissores em um teste. Concluiu-se que os filhotes alimentados com uma dieta proteica à base de insetos tiveram melhores condições corporais do que aqueles alimentados com uma dieta a base de alimentos crus.
Rango começou a se recuperar lentamente comendo mais comida dia após dia, auxiliado pelas receitas que lhe davam todos os nutrientes de que precisava. O filhote já foi adotado por uma família e está aproveitando a vida ao máximo.
No entanto, os veterinários esperam que a história de Rango sirva como um lembrete da importância de se estar sempre atento aos animais de estimação e fornecer apenas brinquedos seguros e nutrição adequada.
Katie complementou: "A melhor maneira de evitar que seu cão coma objetos inapropriados é fornecer a eles brinquedos seguros e apropriados para mastigar e supervisioná-los durante as brincadeiras. Exercícios e estimulação mental também podem reduzir o desejo de um cão de mastigar coisas que não deveria.
"Se você perceber que seu cão está começando a mastigar um brinquedo de forma agressiva ou está mostrando sinais de tentar engoli-lo, retire o brinquedo e substitua-o por uma alternativa segura. Ensine ao seu cão o comando 'deixe' para ajudá-lo a entender que certas coisas estão fora dos limites!”
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram.