Gacek atrai pessoas de vários lugares da Europa
Reprodução/Instagram
Gacek atrai pessoas de vários lugares da Europa

Gacek, o gato que se tornou a atração turística mais bem avaliada da Polônia — com cinco estrelas no Google Maps  —, sofreu uma tentativa de rapto. O acontecimento ocorreu por volta das sete da manhã do dia 20 de março, mas só nos últimos dias a página oficial do gato compartilhou a notícia.

“Hoje vamos falar de uma situação bastante desagradável. Uma certa criatura decidiu raptar Gacek e, claro, falhou. Gacek fugiu e escondeu-se debaixo de um carro e a ladra também se assustou”, escreveram “A situação foi presenciada por uma pessoa de confiança do bairro que interrompeu o rapto”, acrescentou.

O felino apareceu na rua de Kaszubska, na cidade polaca de Breslávia, há dez anos, mas só nos últimos três ganhou fama internacional. Desde então, além de ser monitorizado 24 horas pelos residentes, há câmeras de vigilância que o monitoram. 

“Desaconselhamos tais tentativas porque causam estresse desnecessário a Gacek. Sete da manhã é um horário que ele dorme muito e é a única razão pela qual as pessoas conseguem agarrá-lo”, acrescentou. A página disse ainda que espera que não haja mais “ideias estúpidas” como esta, e frisou haver milhares de outros gatos à procura de um lar.

Por outro lado, não é a primeira vez que tentam raptar o felino mais famoso do país. Poucos meses depois de ter ganhado fama, há cerca de três anos, uma jovem tentou capturá-lo durante a madrugada. Porém, os vizinhos puderam deter a tentativa. 

“Gacek não é um gato que deva viver numa casa. Nós já tentamos, mas tivemos de o ir buscar às quatro da manhã porque ele não parava de chorar”, explicou Marta Nowicka, a proprietária de uma loja no bairro, ao portal de notícias local “wSzczecinie”. “Ele é um gato livre e a sua casa é nesta rua”, afirmou. 

Além disso, assim como em qualquer outra atração turística, há regras que devem ser respeitadas. Gacek não deve ser retirado da rua que escolheu como lar e é também proibido alimentá-lo. Há ainda um aviso ao lado da casa do felino que pede para que os turistas não façam festas caso Gacek esteja dormindo. Afinal, é preciso de algumas horas de descanso para aguentar a vida de celebridade.

Dias depois, porém, o motivo da tentativa de raptar o gato foi explicado. E de fato, agora ele saiu da rua que era seu lar e foi para um lar temporário. A ausência foi explicada pela Sociedade de Cuidados com os Animais (TOZ, em polonês).

Acontece que eles planejavam capturar o gato há muito tempo, mas não era tão fácil, porque a captura dele tinha que ser coordenada com a data no veterinário e uma vaga livre no lar temporário.

Nesta segunda-feira (3) a instituição realizou uma publicação explicando o real motivo. No dia 29, ele foi retirado da rua e atualmente segue em cuidados, e já passou por exames completos na clínica TOZ. 

Embora os resultados dos exames de sangue tenham sido perfeitos, Gacek já está velho, mais de 10 anos, e com problemas associados aos dentes e dores nas articulações. Embora já tenha recebido remédio para tratar as doenças, ele ainda precisa perder de 4 a 5 kg. 

“Na nossa casa temporária, o Gacek tem funcionado muito bem desde o primeiro dia. Pode-se mesmo dizer que ele descansa como se estivesse de férias”, enfatiza a instituição, que complementa que ele adora um pente. Por ora, ainda não se sabe se Gacek voltará para as ruas novamente. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!